Por Mariana Proença
Vêm dos Estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais uma comitiva de 25 especialistas das principais regiões produtoras do país. O grupo GTEC- Conilon foi criado há 5 anos como um fórum de debates sobre a cafeicultura nacional e teve iniciativa da Syngenta Produção de Cultivos Ltda.
O motivo da visita em Rondônia é que a cafeicultura do estado tem passado por mudanças positivas nos últimos anos, com destaque para o aumento da eficiência produtiva, crescimento do volume da safra e melhoria da qualidade. Essa renovação da lavoura é consequência do uso de tecnologia clonal, materiais genéticos superiores, irrigação e novas práticas de manejo. O clima amazônico tem se mostrado muito favorável à produção de cafés híbridos (conilon e robusta), conhecidos pela alcunha de Robustas Amazônicos.
Essa missão de reconhecimento tem o potencial de criar massa crítica sobre a agricultura em região amazônica, agricultura familiar e desenvolvimento responsável. Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, “são eventos como esse que plantam a semente de novos tempos de empreendedorismo agrícola no estado de Rondônia. A expectativa é que estes especialistas voltem ao seu estado de origem com uma nova visão sobre o potencial dessa região como polo produtor de cafés de qualidade e agricultura sustentável”.
A programação será de visitas a propriedades e viveiristas (que produzem mudas de café) das cidades de Nova Brasilândia, Rolim de Moura e Cacoal. O objetivo das visitas é conhecer cafeicultores familiares com ênfase em material genético de alta performance em produtividade. Um deles, por exemplo, colhe cerca de 3 mil sacas anualmente em uma área de 21 hectares, média de produtividade de 140 sacas por hectare, enquanto a do estado é 26.
Também os especialistas irão conhecer propriedades que tem como foco a qualidade e sustentabilidade. Uma das famílias visitadas, de sobrenome Kalk, é referência no estado em qualidade, pois tiveram destaque nos concursos estaduais de café e na Semana Internacional do Café 2017, conquistando o terceiro e quarto lugares no Coffee of the Year - Conilon.
A Missão Robustas Amazônicos, liderada pelo GTEC-Conilon, é organizada pela Embrapa Rondônia com a parceria da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (SEDI) e Emater-RO.