Colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que a colheita dos primeiros grãos de canéfora (robusta) da temporada 2020/2021 foi iniciada em Rondônia e, até o momento, os trabalhos começaram apenas nas lavouras mais precoces. Os agentes esperam que as atividades avancem no restante dos cafezais até o final deste mês.
Nesse cenário, alguns lotes de café novo já têm chegado ao mercado. Mesmo assim, os preços da variedade no estado rondoniense têm sido sustentados pela demanda de exportadores e torrefadores. Já no Espírito Santo, agentes não esperam receber lotes de café novo até abril. Ainda que alguns produtores possam começar a colheita em alguns cafezais precoces no final de março, estes devem chegar ao mercado apenas no próximo mês.
No restante das lavouras, os trabalhos devem ser efetivamente iniciados na primeira semana de abril, com o volume maior de grãos chegando ao mercado em maio. Nas regiões produtoras de arábica, apesar de algumas preocupações pontuais quanto ao clima mais quente e seco das últimas semanas, agentes apontam que as altas temperaturas têm, no geral, favorecido o amadurecimento dos grãos em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo os colaboradores, a colheita deve ser iniciada em maio na maior parte das praças e em meados de abril na Zona da Mata (MG).
As informações são do Cepea.