Segundo o Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, a produção total de cafés em Rondônia na safra 2018/2019 chegou em 1,98 milhão de sacas de 60 kg. O volume corresponde a um aumento de 2,1% em relação à safra anterior, porém, a área de cultivo, que era estimada em 63,9 mil hectares, caiu 14% em relação ao ano passado.
Esse aumento expressivo da produtividade verificado nesta safra pode ser atribuído principalmente à renovação de lavouras antigas de Rondônia, as quais foram formadas basicamente com mudas de propagação seminal (multiplicadas a partir de sementes) por materiais genéticos selecionados produzidos a partir de clones de alta produtividade. Além disso, o emprego de boas tecnologias, manejo adequado da cultura e condições climáticas mais favoráveis ocorridas desde a florada até a fase de maturação dos frutos, também contribuíram favoravelmente para o desempenho positivo da safra.
A revista Cafés de Rondônia aponta em uma matéria que existe um grande potencial na região Amazônica para produção de robustas finos e cafés especiais com aromas e sabores diferenciados. Rondônia começa a colher os frutos de um processo de modernização constante da cafeicultura verificado nos últimos 20 anos, resultado do esforço conjugado de produtores, instituições de pesquisa, extensão rural e ações governamentais complementares.
Para saber todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, clique aqui.
As informações são da Embrapa Café.