Os preços do café canéfora atingiram níveis recordes nos últimos 45 anos, segundo a Organização Internacional do Café (OIC). A alta foi impulsionada por problemas em seu fornecimento, usado em espressos e bebidas instantâneas, de acordo com a Bloomberg.
O índice de preços de atacado da OIC aumentou 17% em abril, atingindo o nível mais alto desde 1979, conforme relatório recente. O Vietnã, maior produtor mundial da variedade robusta, continua enfrentando dificuldades de abastecimento após quebras de safra nas últimas temporadas.
“Esses problemas podem piorar à medida que a seca e o calor acometem as áreas de cultivo do Vietnã, esgotando a água para irrigação e reduzindo as perspectivas da safra de 2024, que se aproxima”, afirma a publicação. Os futuros em Londres subiram em cinco dos últimos seis meses, o que pode acabar se refletindo nos custos para o consumidor.
Apesar dos desafios, o mercado de café do Vietnã pode começar a se recuperar da seca ainda neste mês, e os fundos de hedge estão reduzindo as apostas em novos ganhos de preço. Um aumento na oferta de grãos arábica também ajuda a conter o crescimento dos custos.
Fonte: SB News