O primeiro leilão de café do Equador Cup of Excellence (COE) quebrou o recorde anterior de preço COE por libra estabelecido no início deste ano na Etiópia.
No total, compradores de todo o mundo desembolsaram pouco mais de US $ 250.000 pelos 23 cafés microlotes vencedores, com um preço médio de US $ 33,55 por libra. Em comparação, o atual “preço C” do café arábica - um preço de referência para o mercado de commodities - é de aproximadamente US $ 2,49 por libra.
Os juízes equatorianos se reuniram com produtores vencedores e membros da Asociación de Cafes Especiales del Ecuador (ACEDE) na semana passada na Universidad Ecotec em Guayaquil para assistir ao leilão.
O lote com a pontuação mais alta - um café lavado da variedade typica mejorado cultivado por Abel Salinas Pacheco na região de Loja - arrecadou US $ 97,10 da Haru International Corporation de Taiwan.
Outra empresa de café taiwanesa, a Orsir Coffee, comprou o lote nº 2 - um café da variedade Sydra de processo natural cultivado por Pablo Andrés Eguiguren Calisto na fazenda El Aguacate, também em Loja - por US $ 49,20 o quilo.
“Vale a pena comemorar o primeiro COE do Equador. Vamos hospedar de 4 a 5 degustações públicas em Taiwan em nosso café e alguns lugares interessantes como eventos de café”, disse Joe Hsu da Orsir Coffee em um anúncio dos organizadores do COE. “O café equatoriano ganhou recentemente o interesse de clientes aqui em Taiwan, o que nos fez querer encontrar lotes extraordinários para trazer para Taiwan. Com certeza iremos promovê-lo.”
O terceiro lugar - outro Typica Mejorado lavado, cultivado por Curt John Madison no Alaska Del Sur - foi comprado em conjunto pelas empresas de café dos Estados Unidos Cometeer e George Howell Coffee por US $ 75,10 por libra. Uma parte desse lote também foi comprada pela marca de loja de departamentos Harrods por US $ 76,50 o quilo.
Os seis melhores cafés da competição vieram todos da região de Loja, enquanto os vencedores das regiões de Pichincha, Chimborazo, Imbabura e Zamora. Uma segunda competição do Equador Cup of Excellence está sendo planejada para 2022.
As informações são do Daily Coffee News. Tradução Juliana Santin