O relatório do Project Café Europe 2019 do Allegra World Coffee Portal revelou que, enquanto o Reino Unido lidera a Europa com maior expansão de pontos de venda, a incerteza sobre o Brexit lança sombra sobre os próximos 12 meses.
Segundo a Allegra a incerteza em relação ao futuro relacionamento do Reino Unido com a Europa continua frustrando o planejamento e o investimento, com escassez de mão-de-obra, aumento de custos e diminuição da confiança do consumidor, causando séria preocupação entre as empresas cafeeiras.
"O setor cafeeiro europeu continua tendo um bom desempenho, com um crescimento saudável registrado na grande maioria dos mercados nacionais. A adoção da cultura cafeeira contemporânea está disseminada", disse Jeffrey Young, CEO da Allegra. "No entanto, o futuro do mercado de café do Reino Unido, o mais desenvolvido da Europa, é uma preocupação fundamental, uma vez que as empresas lidam com condições comerciais voláteis e diminuem a confiança do consumidor gerada pela incerteza sustentada do Brexit”, completou.
O Project Café Europe 2019 analisa as últimas tendências, oportunidades e desafios do diversificado mercado de cafés europeus. A pesquisa da Allegra é baseada em mais de 600 entrevistas, consultas e pesquisas com líderes do setor cafeeiro europeu.
O relatório constatou que o mercado europeu de cafeterias atingiu 33.745 pontos de venda em 2018, representando um crescimento anual de 6%. A Allegra prevê que o mercado de cafeterias de marca europeia atinja 42 mil pontos até 2023, exibindo uma taxa de crescimento anual composta de 4,8%.
A Costa Coffee é a maior cadeia de marcas da Europa, com 8,7% de participação de mercado e 2.923 lojas em 12 mercados, a maioria dos quais no Reino Unido. A segunda maior operadora, a Starbucks, tem pouco mais de 2.600 lojas, mas esta presente em duas vezes mais países europeus do que a líder de mercado. A McCafé é a terceira maior cadeia de café de marca, com 2.376 pontos de venda em 17 mercados nacionais, representando 7% do mercado. Juntas, essas cadeias compreendem quase um quarto do mercado total de cafés de marcas europeias.
Os consumidores do Leste Europeu estão adotando rapidamente a cultura do café, com a Romênia exibindo a taxa de crescimento anual mais forte do continente, de 25,1%. Os líderes do Leste Europeu também são os mais positivos em relação às condições de negociação em seu país, com a Polônia também desfrutando de um crescimento robusto.
As cadeias de marca da Dinamarca parecem estar ganhando espaço em uma cultura de café doméstica desafiadora, com crescimento anual de 14,5%, o segundo mais alto da Europa. Chipre é o terceiro mercado que mais cresce, com 11,2%, contrariando as preocupações da indústria com a incerteza econômica e política no sul da Europa.
A maioria dos líderes da indústria entrevistados pela Allegra cita a boa localização como tendo o maior impacto no desempenho da cafeteria, com a qualidade do café e a atmosfera da loja ficando em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Mais de um terço dos líderes do setor pesquisados indicaram altos custos de aluguéis e propriedades como os principais desafios para seus negócios, tornando-os as principais preocupações entre as empresas europeias em 2018.
A Itália é o único país da Europa onde a maioria dos líderes do setor acredita que a cafeicultura tradicional está impedindo o crescimento da cadeia de marcas. A adoção em todo o mercado de conceitos premium de café, no entanto, provavelmente será catalisada pela chegada gradual de cadeias de marcas internacionais, como a Starbucks, que entrou no mercado em setembro de 2018.
As informações são do https://gcrmag.com / Tradução Juliana Santin