O relatório anual de Consumer Insights da Fairtrade, conduzido pela GlobeScan, encontrou um aumento na confiança e percepção favorável dos consumidores em relação às marcas e produtos certificados Fairtrade. Isso inclui um maior reconhecimento da marca Fairtrade pelo consumidor.
Mais de 2 mil consumidores nos Estados Unidos e 15 mil consumidores de todo o globo participaram do estudo por meio de uma pesquisa on-line. O relatório descobriu que a consciência do Fairtrade entre os consumidores dos EUA cresceu quase 50% desde 2019, com a consciência atual ficando em 41%.
A marca Fairtrade também teve um impacto positivo nos Estados Unidos, com 80% dos consumidores dizendo que viam as marcas com o selo Fairtrade de maneira favorável. Isso foi comparado aos 76% dos consumidores em 2019.
A confiança na Fairtrade também aumentou, com 57% dos consumidores dos EUA confiando na marca Fairtrade International, em comparação com 48% em 2019.
O café ainda continua sendo o produto Fairtrade mais reconhecido, com compradores estadunidenses dispostos a pagar até 35% a mais pelo café Fairtrade. O chocolate também foi amplamente reconhecido, com os compradores dos EUA dispostos a pagar 30% a mais por barra de chocolate Fairtrade.
A Fairtrade relaciona essas descobertas positivas com a pandemia Covid-19, citando-a como um alerta para os consumidores sobre a necessidade de fazer opções de compras mais éticas. “A pandemia abriu os olhos do público para o quão interconectados estamos com nossas comunidades, bem como com as cadeias de suprimentos globais das quais todos dependemos para produzir alimentos básicos do dia a dia”, disse Peg Willingham, diretor executivo da Fairtrade America.
“Os compradores em todo o mundo, inclusive aqui nos Estados Unidos, estão percebendo o impacto positivo que suas decisões de compra podem ter sobre os agricultores e trabalhadores para receber preços justos, assistência para adaptar suas práticas às mudanças climáticas e capacitar mulheres e crianças em comunidades agrícolas em todo o mundo”, destacou.
De acordo com a pesquisa de opinião pública independente da GlobeScan, os consumidores agora esperam que as empresas demonstrem um tratamento justo aos funcionários e proteção ambiental em todos os processos de abastecimento e produção. Isso ocorre como parte da mudança nas expectativas dos consumidores de que as empresas atuem de maneira sustentável.
A pesquisa da GlobeScan descobriu ainda que 41% dos entrevistados nos EUA disseram que mudaram suas opções de compra no ano passado para fazer a diferença em uma questão econômica, social, ambiental, social ou política. Isso revela uma mudança na forma como os consumidores veem suas compras do dia a dia e como uma forma de fazer a diferença.
No relatório da Fairtrade, quase três quartos dos participantes da pesquisa disseram acreditar agora, mais do que nunca, que é importante apoiar a Fairtrade na construção de uma economia melhor para todos. “Estamos satisfeitos em ver esse crescimento da marca Fairtrade e a percepção positiva que isso transmite aos nossos parceiros. Nosso objetivo é aumentar a preferência do consumidor dos Estados Unidos pela Fairtrade aos níveis de produtos orgânicos certificados”, comentou Willingham. Os participantes da pesquisa relataram que estavam mais preocupados com o trabalho infantil, o desmatamento, as práticas agrícolas sustentáveis ??e as más condições de trabalho.
Nos últimos anos, a Fairtrade disse que as principais marcas dos EUA se afastaram das certificações confiáveis ??de terceiros, preferindo a autorregulamentação interna, especialmente em torno de questões como trabalho infantil, preços justos para agricultores e sustentabilidade.
Os dados independentes de 2020 da GlobeScan descobriram que os consumidores estavam céticos em relação a essa mudança, com menos da metade dos respondentes da pesquisa dizendo que confiavam nas comunicações das empresas sobre seu desempenho social e econômico.
“A GlobeScan viu, recentemente, um aumento significativo no número de pessoas que desejam fazer escolhas de compras mais responsáveis ??do ponto de vista social e ambiental. Mas sabemos que o comportamento atrasa as atitudes, então rótulos éticos como a Fairtrade podem ser guias valiosos e confiáveis ??para compradores ocupados”, afirmou Caroline Holme, diretora sênior da GlobeScan.
A Fairtrade America lançou recentemente um novo Localizador de Produtos para ajudar os consumidores a identificar e comprar facilmente produtos certificados Fairtrade, com mais de 5 mil produtos nos Estados Unidos registrados sob a marca Fairtrade.
Fundada em 1987, a GlobeScan é uma consultoria de visão e estratégia que busca construir relacionamentos de longo prazo entre clientes e partes interessadas. Já a Fairtrade é uma certificação de terceiros que faz parceria com agricultores e trabalhadores em países em desenvolvimento para negociar melhores preços e condições de trabalho.
Mais informações: www.fairtradeamerica.org
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin