Na última terça (8), chegou ao fim o road show da Região do Cerrado Mineiro pela Itália. A viagem, que fez parte da campanha “A verdade é rastreável - promovendo o autêntico Cerrado Mineiro”, teve como objetivo aumentar a conscientização sobre a marca e promover o selo de Denominação de Origem (D.O.) da Região. Foram cerca de 75 participantes, entre eles importadores, torrefadores, donos de cafeterias, influenciadores, jornalistas e outros profissionais do setor cafeeiro, do Brasil e do mundo.
O evento, realizado na Embaixada do Brasil, contou com a apresentação de Vanusia Nogueira, diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Renato Mosca, embaixador brasileiro, e Andrea Illy e Alessandro Bucci, presidente e diretor da illycaffè, respectivamente. A Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro foi representada pelo presidente Gláucio de Castro e pelo diretor-executivo Juliano Tarabal.
A comitiva brasileira destacou a Denominação de Origem dos cafés do Cerrado Mineiro e o trabalho dos produtores para garantir a qualidade e autenticidade do produto. "Essa foi a última parada do nosso road show na Itália, um capítulo importante para a história da nossa região. Debatemos sustentabilidade, as normas de produção e o propósito da nossa Denominação de Origem", comemorou Tarabal. Na ocasião, a Federação também homenageou Andrea Illy, destacando a parceria de mais de 30 anos entre a empresa italiana e a cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro.
Homenagem ao presidente da illycaffè, Andrea Illy
Realizado entre 1º e 8 de outubro, o road show passou por Milão, Florença e Roma. Em Milão, illycaffè realizou, para o Dia Internacional do Café, uma ativação em uma das estações de metrô mais famosas da cidade, dando destaque ao café do Cerrado Mineiro e à agricultura regenerativa. Também foi organizada uma sessão de cupping e degustação na cafeteria Cafezal Specialty Coffee, para compradores locais e consumidores. Em Florença, a comitiva participou de um evento para torrefadores na Ditta Artigianale, uma das principais cafeterias da cidade.
"Estamos focados na estratégia de internacionalização da marca, com a meta de comercializar 600 mil sacas de café com certificação de origem na safra 2024/2025, volume que será quatro vezes mais alto que o registrado na safra anterior", disse o diretor-executivo. "Com o sucesso do road show, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado continua sua missão de expandir o reconhecimento internacional do café produzido na região e fortalecer sua posição no mercado global", projetou Tarabal.
A iniciativa contou com o apoio das cooperativas do sistema Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer, além das associações ACA, Acarpa, Amoca, Appcer, Assocafé, Assogotardo e GRE Café – Região de Araxá.