ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Região de Pinhal conquista Indicação de Procedência

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2016

3 MIN DE LEITURA

3
0
Por Thais Fernandes

Há mais de seis anos a Região de Pinhal, em São Paulo, busca formalizar sua tradição na cafeicultura, através de uma Indicação de Procedência. Nesta terça-feira (19/7), o processo teve seu desfecho com a aprovação do IP concedido em nome do Conselho do Café de Mogiana do Pinhal - Cocampi.

A entidade é composta por diversas cooperativas e associações, como a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal (Coopinhal), Apra - Associação dos Produtores Rurais do Bairro Areião e Região - Espírito Santo do Pinhal, Sindipinhal - Sindicado Rural de Espírito Santo do Pinhal, ASSL - Associação de Cafés Especiais de Santa Luzia - Espírito Santo do Pinhal, Aprojardim - Associação dos Produtores Rurais de Santo Antonio do Jardim.

O registro foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para a região, que se expandiu a partir do cultivo do café e das ferrovias que ligavam as áreas produtoras ao porto de Santos. De acordo com a Coopinhal, a tradição da cultura na região acumula, pelo menos, 176 anos de produção.

São oito os municípios produtores contemplados pela IP da região de Pinhal. São eles: Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, Aguaí, São João da Boa Vista, Águas da Prata, Estiva Gerbi, Mogi Guaçu e Itapira. A área delimitada tem como característica a cafeicultura de montanha com cultivos em espaçamento tradicional e sistemas de produção familiar.

Para o cafeicultor e presidente da Cocampi, Henrique Gallucci, a obtenção da Indicação de Procedência da Região de Pinhal significa o resgate de 176 anos da história da cafeicultura pinhalense. “O benefício direto será: agregação de valor com aumento do preço da saca de café pelas suas qualidades intrínsecas, e indiretos pela maior valorização de nossas já valorizadas terras para café”, explica.

Galluci frisa, ainda, o fato do município de Espírito Santo do Pinhal possuir todas as pontas da cadeia cafeeira, desde a produção de mudas até a confecção de máquinas específicas para a o beneficiamento do produto, tanto para o café verde em grão como para o café torrado e moído. “Hoje Pinhal já conta com torrefações e cafeterias de altíssimo nível que deverão se aprimorar mais ainda com a obtenção e consequente utilização do selo de procedência”, afirma.

Busca pelas raízes
O processo envolveu a busca pelas origens da produção local. “O resgate histórico foi também social e uniu os produtores no presente”, analisa Paulo Henrique Leme, que atuou como consultor chefe do processo durante boa parte da busca pela Indicação, na empresa P&A Marekting. Na primeira etapa, o projeto contou com o trabalho da historiadora Valéria Torres, que atua na UniPinhal. “A indicação mostra que o café produzido ali é notório, tem relevância. Pinhal é uma das regiões pioneiras de café no estado de São Paulo”.

O levantamento histórico colaborou para o que precisaria vir em seguida. “Estudando a história local, muitos produtores passaram a se reconhecer como parte disso, o que ajudou na organização deles em torno da Cocampi. O Conselho funciona para como órgão de fiscalização da origem dos cafés da região. O Henrique é chave nesta conquista”, explica Paulo sobre o presidente, considerado um dos grandes entusiastas do projeto.

Em terceiro lugar, foi preciso comprovar a qualidade do produto, o que foi feito através da definição de um padrão estabelecido pela empresa local Qualicafex e pela Coopinhal. Por fim, a definição geográfica do que seria, de fato, a região de Pinhal foi traçada. De acordo com Leme, foram observadas as bacias hidrográficas e áreas onde atualmente há produção de café no Estado de São Paulo. A partir daí, foram identificadas quatro regiões de Mogiana: Bragança Paulista, Pinhal, São José do Rio Pardo e a Alta Mogiana – que já possui Indicação de Procedência.

“O mais importante nisto, no meu ponto de vista, é agregar as pessoas em torno de um objetivo. Isso aconteceu na Alta Mogiana, no Cerrado Mineiro, e agora ocorre em Pinhal”, conclui Leme.

O que é Indicação Geográfica
O registro de IG permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços da região (em geral, organizados em entidades representativas).

A espécie “Indicação de Procedência” se refere ao nome de um país, cidade ou região conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço.


ATUALIZADA: 22/07/2016 - 10h00

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO HENRIQUE LEME

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 25/07/2016

Caros amigos da Região de Pinhal,



Foi uma honra trabalhar com todos, agora vamos em frente em busca de novos desafios!



Um abraço,



PH
CELIO PORTO FERNANDES FILHO

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/07/2016

Faço parte desse Conselho e sou testemunha do empenho e perceverança vindos do Presidente Henrique Galucci  para que essa Indicação hoje seja uma realidade  Parabens  pela conquista.
HENRIQUE A.L.GALLUCCI

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/07/2016

Sem ele não teria essa Indicação Geográfica/Procedência!!!

PARABÉNS!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures