O Rabobank elevou ligeiramente sua previsão para o superávit global do café em 2018/19 na sexta-feira, mas alertou que os crescentes riscos climáticos no Brasil e no Vietnã, principais produtores, poderiam aumentar a volatilidade do mercado.
O mercado cafeeiro mundial apresentaria um excedente de 3,8 milhões de sacas de 60 quilos na estação 2018/19, segundo a instituição financeira holandesa em sua segunda perspectiva trimestral, que se compara à previsão anterior de 3,2 milhões de sacas.
O Rabobank também disse que espera que o excedente de café arábica chegue a 3,3 milhões de sacas, apenas levemente maior do que o previsto em seu primeiro relatório trimestral. É provável que o excedente de café robusta suba para 0,5 milhão de sacas. O Rabobank previa anteriormente um mercado equilibrado para a variedade na temporada 2018/19.
No entanto, condições climáticas desfavoráveis no Brasil representam riscos para a produção e podem abrir caminho para uma maior volatilidade. O Rabobank também elevou sua previsão do déficit global de café para a estação de 2017/18 para 3,6 milhões de sacas.
Anteriormente, o banco previa um déficit de 2,6 milhões de sacas e relacionou a mudança principalmente a um corte de produção na Costa do Marfim.
As informações são da Reuters / Tradução Juliana Santin