ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quer continuar bebendo café?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/04/2014

1 MIN DE LEITURA

2
0
A fruta mais consumida no mundo tem seu nascimento no campo, berço de milhares de nascimentos, onde a dor se espalha no parteiro mais do que na própria mãe árvore. Ser produtor não é sinônimo de bons ventos e mares tranquilos, não é sinônimo de bonança e dias calmos; ser produtor é lutar contra o mercado que o oprime, é lutar contra as estimativas escusas de safra, é lutar contra o clima, e, este último, que se agigantou nos meses de janeiro e fevereiro, e fez secar o líquido aminótico das placentas, imprimiu ainda mais o sofrimento. Resultado: safras comprometidas, qualidade comprometida, produtores apreensivos.

O campo foi e continua sendo o principal pilar da economia brasileira, historicamente agrário. O consumo consciente de café arrasta transparência e dignidade para dentro do processo, impulsiona a qualidade e dá esperança ao pequeno produtor, além de preservar a fauna e flora. Envolver as torrefações e o consumidor final fortalece a cadeia e aproxima seus elos.

Produzir qualquer coisa no Brasil não é tarefa fácil, todos sabem o esforço que é empreender, e, no ramo do café, cada vez mais o elemento criatividade e relacionamento se tornam fatores de sobrevivência e permanência nesse mercado. Investir em qualidade, seja pelo produtor, torrefador ou cafeterias, só faz sentido se o consumidor final entender a proposta e gostar da experiência, seja pela história contada, seja pela complexidade da bebida.

Boa parte das pessoas que consomem a rapidez de apertar um botão e o requinte de uma máquina não trocarão essa praticidade pelo ritual de obter uma xícara rica em notas sensoriais de um processo mais lento e meticuloso. No entanto, boa parte delas não voltará atrás, pois a qualidade conseguida dessa forma é notória e envolvente. Como diz um amigo: 'é uma viagem sem volta'.

O real valor que essa experiência proporciona, mais do que o marketing do produto, é a geração de prazer associado a humanização de histórias, e essas precisam ser contadas a cada café vendido. Esse é o primeiro passo para se diferenciar um produto excelente e que não tem um astro de Hollywood para rotular.

Uma cadeia bem fortalecida é sinônimo de preservação ambiental e dias melhores para quem se alimenta dessa bebida.

Senhores e senhoras consumidoras, o cafezinho de todo dia corre riscos, do mais caro ao mais baratinho, cuide bem do seu fornecedor, ele precisa da sua atenção.

O artigo foi escrito por Hugo Wolff Sanches de Oliveira, da Wolff Café 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/04/2014

Finalmente um artigo que contempla as dificuldades do produtor de café e a completa ausência do Estado no apoio a estes produtores.
IVAN FRANCO CAIXETA

MACHADO - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 03/04/2014

Prezado Wolff,

Parabéns pelas suas colocações, que reconhece nossas lutas e dificuldades como produtor, suas palavras amenizam nossa dor e nos reanima a continuar produzindo, apesar do descaso e até desprezo de governos e sociedade. Somos muitas vezes taxados de destruidores do meio ambiente, exploradores e caipiras.

O mercado esta matando a galinha dos ovos de ouro, muitos estão mudando de ramo, muitas vezes por falta de reconhecimento da nossa luta e de estímulos para produzir.

Obrigado por seu estimulo a atenção com o produtor e com seu produto.

Abraços

Ivan

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures