Uma marca unificada de cafés quenianos é a estratégia do país para aumentar as exportações de café do país. Com o envolvimento da Keproba (a agência de promoção de exportações e branding do país) e da Afa (a agência governamental que regula e promove o desenvolvimento do setor agrícola), a proposta visa, principalmente, fortalecer a presença do Quênia nos mercados emergentes, reunindo marketing e promoção globais do café do país.
As exportações oscilam desde 2016 devido à queda na produtividade. Fatores como redução das áreas de cultivo, aumento dos custos de produção, flutuações nos preços e condições climáticas imprevisíveis contribuíram para essa queda.
Historicamente, 97% das exportações de café do Quênia são de cafés crus, e o país depende fortemente dos mercados tradicionais, o que limita o crescimento de sua receita.
Mesmo com esses desafios, o setor mostra sinais de recuperação a partir, principalmente, das vendas diretas a compradores internacionais e da expansão de mercado em regiões como Coreia e Japão. Reformas governamentais, incluindo o Sistema de Liquidação Direta (DSS) por meio da Bolsa de Café de Nairóbi, também fortaleceram o setor.
A colaboração vai se concentrar em áreas-chave como pesquisa de mercado, capacitação e desenvolvimento de uma marca unificada de café queniano, além de promover iniciativas conjuntas em feiras, exposições e missões internacionais para conectar o mercado com produtores e exportadores quenianos.
Fonte: The Star