Segundo pesquisas da Bloomberg com economistas, as exportações do Vietnã caíram 0,8% no mês de outubro, em comparação com o ano anterior. Este resultado é muito abaixo das expectativas de crescimento de 10%, à medida que os embarques de celulares, petróleo e café caíram.
As vendas externas de café em outubro foram de 100 mil toneladas, uma queda de 27% em relação ao ano passado, uma vez que os agricultores impediram a venda de grãos com preços mais baixos em uma década. Além disso, de acordo com o governo, a Samsung Electronics Co. reduziu seus envios de telefone e acessórios entre setembro e outubro. Também houve declínios significativos nas exportações vietnamitas de petróleo e aço.
Quando comparado com 2018, as importações aumentaram 3,5% em outubro. As exportações de janeiro a outubro foram estimadas em US$ 217 bilhões, um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período do ano passado, depois que o país registrou um aumento de 8,2% nas exportações de janeiro a setembro, informou o governo.
As informações são do Bloomberg / Tradução Juliana Santin