ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queda na produção e na exportação de café preocupa produtores colombianos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/12/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Dados da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) destaca queda de 22% na produção colombiana de café arábica no mês de novembro, o que aumenta a preocupação em relação à oferta global do grão. Este é o terceiro mês que a Colômbia registra baixa. Em outubro, a queda na produção foi de 13% e, em agosto, de 16%.

De acordo com a FNC, a produção no mês passado foi de 1,1 milhão de sacas de 60 kg de café verde, ou seja, 22% a menos do que o observado no mesmo mês de 2020, quando a produção registrou 1,4 milhão de sacas. “Até o momento, neste ano cafeeiro [outubro e novembro de 2021], a produção ultrapassou 2,1 milhões de sacas, 18% a menos do que os 2,6 milhões do mesmo período anterior", complementa.

A produção de 2021 também é inferior ao ano passado, com 11,2 milhões de sacas, o equivalente a 8% a menos do que o registrado entre janeiro e novembro de 2020. Nos últimos 12 meses (dezembro de 2020 a novembro de 2021), a produção caiu 6%, para 12,9 milhões de sacas, ante 13,8 milhões no mesmo período anterior.

O mês de novembro já foi marcado por expressivas valorizações na Bolsa de Nova York (ICE Future US). As preocupações com a oferta brasileira aumentam a cada dia e os números da Colômbia podem dar novo suporte de alta para o mercado futuro que atingiu a nova máxima em dez anos no pregão da última segunda-feira (06/12).

Roberto Vélez Vallejo, presidente da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (FNC), atualizou, durante o 89º Congresso Nacional dos Cafeicultores, as projeções para a safra de 2022. A produção colombiana pode chegar a 13,5 milhões de sacas de café em 2022, com previsão de exportar cerca de 12,5 milhões de sacas de 60 quilos.

Os números do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) até o mês de outubro mostram que cada vez mais a Colômbia compra café proveniente do Brasil. De acordo com o último relatório, no acumulado entre janeiro e outubro de 2021, Colômbia importou 945.694 sacas, apresentando alta de 56,7% em relação ao mesmo período no ano passado. Desse total, 885.179 mil sacas são do grão verde, utilizado para industrialização e consumo interno.

As informações são do portal Notícias Agrícolas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures