Na última sexta-feira (15/06), o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou do evento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo (SP).
A reunião, coordenada pelo secretário de Relações Internacionais do Mapa, Odilson Ribeiro e Silva, teve o intuito de apresentar o projeto “Estratégia do Agro Brasileiro no Mercado Internacional”, que visa conquistar a fatia de 10% do mercado mundial do agronegócio, que hoje está estimado em US$ 1,460 trilhão, representando um aumento de US$ 146 bilhões para a balança comercial brasileira até 2022.
Para o diretor do Cecafé, a estratégia para abertura, ampliação e promoção no mercado internacional do agro do Brasil, incluindo a estruturação da política de relações internacionais ao setor, tem por finalidade incrementar a competitividade dos produtos brasileiros e o consequente aumento do comércio exterior.
“A estratégia engloba temas diversos sobre negociações internacionais como questões não tarifárias, propriedade intelectual, regulamentos técnicos, sustentabilidade, mudanças climáticas, temas sanitários e fitossanitários, além dos trabalhos de promoção dos produtos brasileiros para ampliar e conquistar novos mercados e atrair investimentos e propostas comerciais em mercados estratégicos”, afirma Marcos.
Marcos contou que foi criada uma comissão de especialistas do agro que vem apresentando e debatendo junto às entidades do setor a metodologia de trabalhos para consolidar as ações a serem adotadas para alcançar a meta em 2022.