O Projeto Florada, criado pelo Grupo 3corações, foi o vencedor da categoria Grandes Empresas – Eixo Pessoas, do Prêmio ODS 2019 Rede Brasil do Pacto Global, que reconhece práticas empresariais e de ensino que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A premiação aconteceu ontem (16) na Casa Natura, em São Paulo, e contou com mais de 800 inscrições.
Lançado em março de 2018, o projeto tem como objetivo valorizar o trabalho de mulheres cafeicultoras no Brasil, oferecer capacitação e reconhecer os grãos especiais cultivados por elas. Para isso, conta com algumas iniciativas e parcerias.
O Florada Educa, por exemplo, é um programa de capacitação gratuito que oferece acesso às melhores práticas na produção de cafés especiais. Já em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), acontece o concurso Florada Premiada, que premia os melhores grãos e recompensa as produtoras com quantias em dinheiro. As sacas participantes podem ser compradas pela 3corações por um preço mais alto que o do mercado e os grãos podem fazer parte da linha Rituais Cafés Especiais, onde são comercializados pela empresa.
“Ao longo do seu primeiro ano de vida, o Projeto Florada foi tomando forma e passou a ser muito mais que um café. Hoje ele representa a transformação. O papel da marca 3corações é conectar quem produz com quem consome, desenvolvendo toda a cadeia e gerando valor para o consumo de cafés especiais no Brasil”, disse Patrícia Carvalho, líder do projeto.