A Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), junto com a Fundação Howard G. Buffett e a Nespresso, anunciou na última terça-feira (28) um programa piloto que ajudará a reativar a produção de café no município de El Rosario, departamento de Nariño, na Colômbia.
A Fundação Howard G. Buffett destinará quase US$ 2 milhões para melhorar as fazendas de café e a infraestrutura comunitária no município, que foi afetado por cultivos ilícitos. O projeto envolverá 100 produtores para a implementação de práticas agrícolas sustentáveis que facilitem a produção de café de alta qualidade. A Nespresso se comprometeu a adquirir os grãos colhidos.
A aliança foi anunciada após uma reunião entre o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez; o diretor geral da Nespresso, Jean-Marc Duvoisin; o gerente geral da FNC, Roberto Vélez Vallejo; e Howard G. Buffett, na Casa de Nariño, em Bogotá.
"As terras férteis de Nariño já foram a origem indiscutível do café da mais alta qualidade e podem ser novamente", disse o presidente colombiano. "Parabenizamos a forte participação do setor privado, a força desta aliança e o programa que ajudará a restaurar a área como uma região cafeeira próspera com os mais altos níveis de produção, o que contribuirá para uma melhor qualidade de vida para os produtores em El Rosario. Esperamos que haja esforços semelhantes em outras regiões da Colômbia que precisam de uma mudança”, completou.
O programa tem como objetivo demonstrar o poder que a qualidade do café pode ter na melhoria da segurança, estabilidade econômica e bem-estar das comunidades. El Rosario é uma área montanhosa com encostas íngremes, que só pode ser alcançado por uma estrada não pavimentada irregular na borda da Cordilheira dos Andes.
A FNC e a Fundação Howard G. Buffett também apoiam projetos de desenvolvimento local e comunitário. Com esta ação, o município receberá um novo centro de saúde, uma cafeteria e um espaço para reuniões. Os moradores terão acesso a novas infraestruturas de água para a cafeicultura, assim como filtros domésticos de água potável.
"Nosso investimento em El Rosario capitaliza o que aprendemos em duas décadas de experiência em desenvolvimento agrícola", disse Howard G. Buffett. "Esperamos que nossa parceria com a Nespresso e a FNC neste programa ajude o governo colombiano a garantir e desenvolver as áreas rurais do país e os produtores a prosperar com café em vez de cultivos ilícitos".
O compromisso da Nespresso de comprar o café colhido no programa El Rosario baseia-se nos esforços da empresa para adquirir café sustentável, no trabalho com os cafeicultores da Colômbia nos últimos 25 anos e em seu longo trabalho conjunto com a FNC.
"Estamos orgulhosos por colaborar com a Fundação Howard G. Buffett e continuar nossa valiosa parceria com a Nespresso", disse Roberto Vélez. "A missão da Federação é garantir o bem-estar dos cafeicultores em toda a Colômbia. Com este programa, continuaremos apoiando nossos produtores e suas comunidades, focados na reconstrução de suas plantações de café e trabalhando juntos para criar uma mudança duradoura em El Rosario”, completou.
Além de sua proximidade com o Oceano Pacífico e um clima quente e úmido, os benefícios de Nariño são luz solar abundante, padrões ideais de chuva e rico solo vulcânico, permitindo o cultivo do café em altitudes mais elevadas do que em outras partes da Colômbia. Essas condições produzem café de alta qualidade com sabor e aroma únicos.
"Nariño tem uma longa conexão com o cultivo de um café excepcional, e gerações de cafeicultores que produziram alguns dos cafés colombianos mais exóticos e de melhor qualidade. No entanto, a produção do grão foi reduzida em El Rosario, então este é um ótimo programa para nós apoiarmos, já que é baseado em nosso trabalho com cafeicultores na Colômbia e outros países para reativar cafés de origem que estão ameaçados. Com o apoio agronômico e o bônus que os produtores de café da mais alta qualidade ganham, ajudamos a fornecer sustentabilidade e resiliência de longo prazo para as comunidades de café", afirmou Jean Duvoisin. "Estamos comprometidos em ajudar El Rosario a revitalizar sua produção e, com ela, o orgulho da comunidade", disse.
A Nespresso fez investimentos de longo prazo nas regiões cafeeiras da Colômbia para apoiar os produtores e impulsionar a produção de café de alta qualidade nas áreas em que os trabalhos diminuíram. Em 2017, em parceria com a FNC, expandiu sua oferta de café AAA Sustainable Quality para várias zonas pós-conflito, incluindo San Vicente del Caguán, em Caquetá. Em 2018, a Nespresso e a Blue Marble Microsseguro lançaram um programa de seguro climático em Caldas para fornecer a cerca de 2 mil pequenos cafeicultores das cooperativas de Aguadas e Norte de Caldas uma rede de segurança essencial para as condições climáticas adversas.
Após a fase piloto em El Rosario, a aliança planeja estender o programa para todo o departamento de Nariño, com o potencial de trabalhar com mais 450 cafeicultores.
As informações são da FNC / Tradução Juliana Santin