Amanhã (13), o InovaHub, espaço colaborativo e de conexão para o desenvolvimento de startups, localizado na Agência de Inovação do Café da Universidade Federal de Lavras (InovaCafé/UFLA), realiza, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Café), o lançamento do Avança Café, um programa de pré-aceleração de startups voltadas à Cadeia Produtiva do Café, que tem como objetivo estimular o agronegócio brasileiro e torna-lo ainda mais competitivo.
O Avança Café será executado no âmbito do Consórcio Pesquisa Café. Serão priorizados, em um primeiro momento, projetos com base em Tecnologia da Informação (T.I.) a serem desenvolvidos por meio de softwares. O início do processo se dará com as etapas de Sensibilização e Prospecção, sendo esta última executada através de hackathons, maratonas de desenvolvimento de software, com o intuito de estimular pontos específicos de toda a cadeia. Na sequência, ocorrerá a etapa de pré-aceleração, que terá duração de 12 semanas, cujos participantes serão selecionados após processo seletivo, cujo edital será lançamento ainda no mês de março.
As equipes selecionadas passarão por processo imersivo, com a execução das seguintes fases: Formação de Equipe, Validação de Dor de Mercado, Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch, Desenvolvimento de Produto, Mercado, Financeiro, Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico.
Estarão presentes representantes da comunidade acadêmica do Vale dos Ipês (ecossistema de inovação e empreendedorismo de Lavras) e de instituições parceiras, além do chefe da Embrapa Café, Antônio Guerra, e do presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda (Cocatrel), Marco Valério Araújo Brito.