ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa de Assistência Técnica e Gerencial auxilia produção de jovem cafeicultor das Matas de Minas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/12/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O 4º Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar Minas, teve como o primeiro lugar, na categoria natural da Região das Matas de Minas, o jovem produtor Enos Cortez Emerick, de 23 anos, que começou a produção de café especial na propriedade da família, em Alto Caparaó (MG).

Ao lado do seu pai, Joel Gilmar Emerick, Enos alcançou 87,80 pontos. O resultado do comprometimento e do trabalho em sucessão familiar foi divulgado durante a Semana Internacional do Café - 100% Digital, que aconteceu de 18 a 20 de novembro.


Joel Gilmar Emerick e seu filho, o jovem produtor Enos Cortez Emerick

O café da variedade bourbon amarelo esteve entre os melhores na categoria natural da região das Matas de Minas. Para Enos, o prêmio foi resultado da dedicação da família, somado à confiança no ATeG, oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, que levou à fazenda tecnologias, inovação e planejamento.

O técnico Sebastião Brinate conta que a participação no ATeG aproximou pai e filho que conseguiram alinhar seus interesses e investir em mudanças estruturais, como a construção de terreiros suspensos e melhoria da lavoura.

O investimento no café de qualidade ressignificou a relação da família com a atividade e se tornou uma alternativa para melhorar a lucratividade. Atualmente Enos produz em sistema agroflorestal e comercializa café torrado, por meio da própria marca, a Café Sítio Cortez.

“Meu pai e eu unimos forças, já que ele tem muita experiência, eu sempre estive presente ajudando e aprendendo. Para me aprimorar, fiz um curso de agroflorestal, com foco no café, e desde então uso práticas sustentáveis na produção sem adubo e outras intervenções químicas. Acredito que esse manejo e cuidado pode ter influenciado bastante na melhoria da qualidade”, conta o jovem produtor.

“Joel e Enos são um exemplo de sucessão familiar bem sucedida, mostrando o poder do planejamento, da amizade e da união familiar, que também é uma preocupação do ATeG. Essa premiação vai agregar muito e dar mais visibilidade ao café deles e aumentar a rentabilidade da família”, comenta o técnico do Programa ATeG.

As informações são da Assessoria de Imprensa Senar Minas – Regional Viçosa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures