Na última terça-feira (14), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), que integra o Programa de Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (PAM AGRO), participou do lançamento do segundo ciclo do Programa, que será executado nos próximos dois anos pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Brasília (DF).
O PAM AGRO 2021-2023 tem o objetivo de impulsionar a percepção de mercados internacionais estratégicos sobre os produtos do agronegócio brasileiro. Foi criado em 2017, como resultado da parceria entre a Apex-Brasil e as entidades do setor privado, entre as quais a BSCA, que representa a cafeicultura na iniciativa. O Programa também conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura.
No evento, a BSCA foi representada pelo presidente Guilherme Salgado e pela diretora Vanusia Nogueira, que destacaram que o PAM AGRO tem sido cirúrgico para a promoção do agro nacional em nível global.
Segundo Guilherme, o programa contribui para a consolidação dos produtos da agricultura. “Como no nosso caso do café, em mercados tradicionais, e também para a abertura de novos mercados”, comenta.
“Essa parceria entre os setores público e privado favorece o crescimento do agro, principal gerador de receitas ao Brasil, e a BSCA sempre estará junta a iniciativas proativas como esta”, completa Vanusia.
O foco desta edição é no continente europeu, considerado um grande influenciador da opinião pública internacional e um dos principais destinos das exportações do Brasil.
Além dos representantes da BSCA e outras 13 entidades setoriais do agro, o evento contou com a participação do ministro das Relações Exteriores, Carlos França; do presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana; e de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As informações são da BSCA.