O Brasil tem mais de 1.200 cooperativas, que congregam cerca de 1 milhão de produtores rurais de diversos portes, em organizações que são a base do agronegócio nacional. Ciente da importância, a Bayer promove uma série de iniciativas sob o guarda-chuva de seu programa de relacionamento com cooperativas agropecuárias de todo o Brasil, batizado de Coopera+.
Um dos pilares do programa é o Bayer Coopera+ Transformação, ação de qualificação profissional focada no aprimoramento de cargos de gerência, marketing e inovação. Neste projeto, a Bayer firmou uma parceria com o InterCoop Brasil, um ecossistema voltado ao desenvolvimento de cooperativas no país, para trazer inovação e transformação digital para as cooperativas parceiras por meio de treinamentos com experts do agronegócio nacional.
"Nós fazemos diversas capacitações com os times das cooperativas, mas percebemos que eles tinham dificuldade de implementar o que aprendiam", explica Laura Deus , gerente de acesso ao mercado da Bayer Brasil. "Agora, estamos apoiando-os a colocar o ensinamento em prática dentro da organização", acrescenta.
O treinamento do Coopera+ Transformação é realizado em três módulos. O primeiro aconteceu em julho, com painel do ex-ministro Roberto Rodrigues, e contou com a participação de cerca de 50 representantes de 29 cooperativas.
O próximo módulo será em outubro, com Fernando Dagobbi, presidente-executivo da Coopercitrus. Para finalizar, o último módulo, previsto para novembro, contará com a presença de Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao prêmio Nobel da Paz pelo trabalho em prol as políticas agrícolas responsáveis, por alavancar as pesquisas que tornaram os solos pobres e ácidos do Cerrado brasileiro propícios para a agricultura.