ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores trocam experiências através do Certifica Minas Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Desenvolvido pelo Governo de Minas, o Certifica Minas Café é um programa que busca estimular os agricultores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade, com objetivo de agregar valor ao café mineiro.

Geraldo José Rodrigues, técnico da Emater-MG, era quem visitava as propriedades que participavam do programa, e percebia que os produtores gostavam de ter informações e de saber sobre as técnicas desenvolvidas em outras propriedades de café, também incluídas no Certifica Minas. Notou que havia diferentes perfis de cafeicultores, com várias experiências de comercialização que poderiam ser compartilhadas.

“Começamos criando um grupo para troca de mensagens pelo aplicativo WhatsApp, que tinha mais de 90 participantes, entre produtores, administradores e outros funcionários das propriedades. Com o envio de fotos, a gente compartilhava as adequações realizadas para a certificação de propriedades, além de diversos outros assuntos relacionados ao café”, explica Geraldo.

Em março de 2018, cafeicultores de seis municípios da região fizeram uma visita técnica a uma propriedade de Guaxupé para conhecer a fabricação própria do fertilizante organomineral e observarem a forma de trabalho e os maquinários utilizados na torrefação de café. Como resultado, produtores de dois municípios começaram a aplicar o organomineral em suas lavouras.

Dois meses depois, foi a vez da promoção do Encontro de Produtores do Programa Certifica Minas Café, em São Sebastião do Paraíso. A ocasião resultou em uma integração mais ampla dos produtores regionais e contou com a participação de cafeicultores do estado de São Paulo.

“Quase cem produtores estiveram presentes. Os temas do evento foram escolhidos pelos produtores certificados. Todos esses momentos de integração foram fundamentais para o fortalecimento do Certifica Minas Café. Além da troca de experiências, também houve uma grande procura de produtores interessados em iniciar a certificação nas propriedades”, disse o técnico da Emater-MG.

As informações são da SEAPA – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures