Segundo o site Notícias Agrícolas, a florada principal do café na safra 2019/2020 abriu nesta semana na maior parte das áreas produtoras do Brasil.
"Registramos uma florada menor no início de setembro, mas acredito que essa (desta semana) terá plena abertura e será a florada principal da safra 2019. Ainda pode acontecer mais uma, mas em menor proporção", explicou Marcelo Jordão Filho, engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, em Franca (SP), em entrevista ao site.
Segundo o especialista, as lavouras que tiveram alta produção nesta temporada tendem a ter uma florada pequena e devem produzir pouco no ano que vem. Já as plantações que produziram pouco em 2018 devem ter uma florada normal e produzir mais na próxima temporada.
As chuvas recentes contribuíram para o florescimento das lavouras. No entanto, existe uma dúvida sobre o ‘pegamento’ dessas floradas. "Por conta do déficit hídrico que antecedeu as chuvas, as lavouras entraram para florada com baixo potencial de enfolhamento, o que pode comprometer o ‘pegamento’", afirmou Marcelo.
A colheita da safra 2017/2018 está praticamente finalizada no Brasil. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na semana passada que a produção brasileira de café pode totalizar 59,9 milhões de sacas beneficiadas de 60 kg neste ano.
As informações são do site Notícias Agrícolas (por Jhonatas Simião).