Produtores cooperados da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro (Expocaccer) intensificaram os trabalhos para apresentação dos cafés especiais que concorrerão ao pódio do Sistema da Região do Cerrado Mineiro (RCM).
As amostras serão recebidas na Expocaccer até o dia 10 de setembro, nas categorias Natural ou Cereja Descascado, ou ainda concorrer com uma segunda amostra na categoria Fermentação Induzida. Além dos cooperados, podem se inscrever na Etapa Campeões Expocaccer os integrantes de associações, desde que filiados à Federação dos Cafeicultores.
As amostras submetidas na Etapa da Expocaccer participarão por um processo de julgamento para as fases classificatórias e de conferência. Esses cafés serão avaliados por uma equipe de Q-Graders, um árbitro e um head judge, que farão o ranqueamento das amostras conforme a qualidade sensorial de cada uma delas.
Assim como no 9º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, na Etapa da Expocaccer serão eleitos 9 campeões, sendo 3 de cada categoria (Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida).
Dentre as premiações está também a tradicional homenagem aos Coffee Makers. O prêmio prevê a bonificação em dinheiro, no valor de R$ 1.200,00 reais, como uma forma de reconhecer e valorizar o importante trabalho realizado pelo funcionário da fazenda, responsável pela qualidade do café.
A revelação da Etapa Campeões Expocaccer será realizada no dia 14 de outubro.
O regulamento do 9º Prêmio Região do Cerrado Mineiro no site da Expocaccer.
As informações e foto são da ASCOM Expocaccer.