Na última quinta-feira (22), a Minasul divulgou os ganhadores do 28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés por meio de uma live, que contou com a presença de Guilherme Salgado, diretor comercial; Francisco Lentini, Q-Grader e coordenador do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados; e Artur Ornelas, gerente da Mesa de Operações. Entre os 30 finalistas, foram divulgados os 10 vencedores, sendo cinco da categoria Natural e cinco da categoria Cereja Descascado.
Neste ano o concurso teve um diferencial em relação às inscrições na categoria Natural, que foram definidas por grupos de armazéns, a partir das regiões onde estão localizados. “Como foi o primeiro ano, com certeza temos que fazer alguns ajustes. Mas deu certo, os cooperados gostaram e no ano que vem vamos continuar”, explica Guilherme Salgado. Ainda de acordo com ele, essa nova modalidade incentivou os produtores a participarem e mostrarem seus trabalhos. “Os resultados foram fantásticos, com notas muito acima dos anos anteriores, e a régua tem crescido cada vez mais”, afirma.
Dos 30 finalistas, 16 deles nunca haviam participado do Concurso da Minasul, sendo quatro na categoria Cereja Descascado e 12 produtores na categoria Natural. O resultado final surpreendeu, já que cinco desses “novos” cafeicultores alcançaram pontuações que garantiram a colocação entre os vencedores. Na categoria Natural, os cooperados Sérgio Ameruso Ottoni, Cláudia M. C. Bustamante e Nathália de Souza Carvalho alcançaram, respectivamente, o segundo, o terceiro e o quinto lugares. Já na categoria Cereja Descascado, os cooperados Francesco Miguel Valenza e Pedro Junqueira Didier conseguiram o primeiro e o quinto lugares, respectivamente.
Francisco Lentini também ressalta as excelentes pontuações reveladas nesta edição do Concurso: “de modo geral foi um resultado fantástico, pois estamos vindo de uma safra bastante adequada para a qualidade, com florada e maturação uniformes, e o resultado está na xícara. O produtor está fazendo o dever de casa, vindo novos produtores, novas qualidades e novos sabores! O resultado do concurso mostrou isso”.
Sobre o novo modelo de participação na categoria Natural, Lentini explica que foi um grande sucesso: “o novo modelo trouxe mais inscrições, mostrou mais o trabalho dos produtores. Muitos deles não acreditavam em sua capacidade, agora sabem que possuem aptidão para produzir um café de qualidade. Temos ainda melhorias a fazer, mas de forma geral foi bem produtivo, e no ano que vem vamos continuar com esse modelo”.
Com as excelentes pontuações, os produtores deverão ser bem remunerados com os lotes vencedores. “A gente já entrou em contato com os clientes com que já temos um relacionamento comercial, enviamos o material promocional do concurso e agora vamos enviar as amostras. A Minasul já garante um preço mínimo em função da pontuação, e a gente tem confiança de que vamos conseguir preços ainda melhores para os produtores, ainda mais na categoria Natural, pois conseguimos pontuações acima de 89 pontos e, com certeza, o produtor pode esperar prêmios ainda superiores aos que a Minasul tem garantido”, explica Artur Ornelas.
A participação feminina também foi um grande destaque da edição 2020 do concurso: dos 30 finalistas, três delas na categoria Cereja Descascado e oito na Categoria Natural. E com grande orgulho, cinco delas alcançaram os cinco primeiros lugares nas duas categorias, sendo a primeira colocada na categoria Natural a proprietária da Fazenda Maria Celeste, em Três Corações, Cláudia Maria Carvalho Ribeiro.
Vale lembrar que os dois primeiros colocados de cada Grupo de Armazém receberam Menção Honrosa pelo reconhecimento e participação no 28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés.
Categoria Natural
1º - 90,00 - Cláudia Maria C. Ribeiro- Faz. Maria Celeste - Três Corações/MG - Sul de Minas
2º - 89,86 - Sérgio Ameruso Ottoni Faz. Lagoa da Serra - Varginha/MG - Sul de Minas
3º - 89,61 - Cláudia M. C. Bustamante- Faz. Paraíso - Conceição das Pedras - Mantiqueira de Minas
4º - 89,43 - Marjorie F.R.S.Pereira - Sitio Ipê - Três Corações/MG - Sul de Minas
5º - 89,04 - Nathália de Souza Carvalho - Fazenda Cetec - Itumirim/MG - Campo das Vertentes
Categoria Cereja Descascado
1º - 88,79 - Francesco Miguel Valenza - Faz. Valenza - Paula Cândido/MG - Matas de Minas
2º - 88,21 - Maria Helena Carvalho Siqueira - Faz. Palmital - Cambuquira/MG - Mantiqueira de Minas
3º - 87,93 - Ademir Francisco Pereira - Sítio Bela Vista - Campanha/MG - Mantiqueira de Minas
4º - 87,68 - Juliano Moreira Reis - Faz. Mato Santo - Carmo da Cachoeira/MG - Sul de Minas
5º - 87,61 - Pedro Junqueira Didier Faz. Recanto - Três Corações/MG - Sul de Minas
Menção Honrosa – Categoria Natural
GRUPO 1
Varginha – Carmo da Cachoeira – Três Corações – Nepomuceno
1º - Cláudia Maria C. Ribeiro - Faz. Maria Celeste - Três Corações/MG
2º - Sérgio Ameruso Ottoni Faz. Lagoa da Serra - Varginha/MG
GRUPO 2
Elói Mendes – Monsenhor Paulo
1º - Ademir Donizetti Ferreira - Sítio Santa Cruz - Elói Mendes/MG
2º - Ademir Francisco Pereira - Sítio Bela Vista - Campanha/MG
GRUPO 3
Oliveira – Lavras
1º - Nathália de Souza Carvalho - Faz. CETEC - Itumirim/MG
2º - Heitor Santana Botelho - Faz. CETEC - Itumirim/MG
GRUPO 4
Cambuquira – Conceição do Rio Verde
1º - Cláudia M. C. Bustamante - Faz. Paraíso - Conc. das Pedras/MG
2º - Fabiana Maria Silvestre - Sítio dos Mineiros - Natércia/MG
As informações são da Ascom Minasul.