ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores de Espera Feliz (MG) buscam especializações para produção de café de qualidade

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
1

Os cursos de Colheita e Preparo do Café Pós-Colheita Via Seca realizados pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes no município de Espera Feliz (MG) estão auxiliando produtores que pretendem produzir um café de qualidade. Seis turmas concluíram os treinamentos nos meses de maio e junho e o objetivo é obter cafés acima de 80 pontos na qualidade dos grãos e da bebida.

A estudante do curso superior em Tecnologia e Cafeicultura, Disláine Rocha Estevão, disse que o curso foi uma oportunidade de aprimorar o trabalho que ela já faz na propriedade da família, localizada no Assentamento Padre Jésus. “Organizei a produção e fiz um novo terreiro suspenso, de bambu, para melhorar as técnicas de secagem dos grãos após a colheita e com capacidade para mais café. O instrutor nos orientou sobre como ganhar em qualidade e quantidade para termos maior lucratividade na hora de vender”, comentou.


Terreiro suspenso de bambu da produtora Disláine Rocha Estevão

Sueli e Jucimar Amaral, do Assentamento Boa Vista, também participaram dos cursos e garantiram que mudaram a visão sobre os cuidados com o café: “Queremos chegar ao café de qualidade e estamos colocando em prática os ensinamentos. Agora sabemos mais em relação à importância da estufa e do terreiro suspenso e, no próximo ano, vamos ampliar as estruturas que já temos”.

Após os cursos, o jovem cafeicultor João Pedro de Almeida Lanes construiu terreiros suspensos cobertos no sítio da família, em Córrego Terra Branca, e enfatiza que o aprendizado o incentivou a continuar se aperfeiçoando para dar seguimento ao patrimônio familiar, tornando-o mais rentável.

Segundo o engenheiro agrônomo e doutor em Fitotecnia, Milton Pereira Flores, instrutor dos cursos, as turmas compreenderam os ensinamentos, vivenciando os procedimentos adequados, o que eleva o potencial da região de se tornar uma referência na produção e comercialização com foco na qualidade e na lucratividade.

Para o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz, Leonardo Chaves de Souza, a capacitação é essencial para o fortalecimento da produção de cafés especiais no município, que vem se destacando nesse segmento.

As informações são do Sistema Faemg.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures