Os cursos de Colheita e Preparo do Café Pós-Colheita Via Seca realizados pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes no município de Espera Feliz (MG) estão auxiliando produtores que pretendem produzir um café de qualidade. Seis turmas concluíram os treinamentos nos meses de maio e junho e o objetivo é obter cafés acima de 80 pontos na qualidade dos grãos e da bebida.
A estudante do curso superior em Tecnologia e Cafeicultura, Disláine Rocha Estevão, disse que o curso foi uma oportunidade de aprimorar o trabalho que ela já faz na propriedade da família, localizada no Assentamento Padre Jésus. “Organizei a produção e fiz um novo terreiro suspenso, de bambu, para melhorar as técnicas de secagem dos grãos após a colheita e com capacidade para mais café. O instrutor nos orientou sobre como ganhar em qualidade e quantidade para termos maior lucratividade na hora de vender”, comentou.
Terreiro suspenso de bambu da produtora Disláine Rocha Estevão
Sueli e Jucimar Amaral, do Assentamento Boa Vista, também participaram dos cursos e garantiram que mudaram a visão sobre os cuidados com o café: “Queremos chegar ao café de qualidade e estamos colocando em prática os ensinamentos. Agora sabemos mais em relação à importância da estufa e do terreiro suspenso e, no próximo ano, vamos ampliar as estruturas que já temos”.
Após os cursos, o jovem cafeicultor João Pedro de Almeida Lanes construiu terreiros suspensos cobertos no sítio da família, em Córrego Terra Branca, e enfatiza que o aprendizado o incentivou a continuar se aperfeiçoando para dar seguimento ao patrimônio familiar, tornando-o mais rentável.
Segundo o engenheiro agrônomo e doutor em Fitotecnia, Milton Pereira Flores, instrutor dos cursos, as turmas compreenderam os ensinamentos, vivenciando os procedimentos adequados, o que eleva o potencial da região de se tornar uma referência na produção e comercialização com foco na qualidade e na lucratividade.
Para o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz, Leonardo Chaves de Souza, a capacitação é essencial para o fortalecimento da produção de cafés especiais no município, que vem se destacando nesse segmento.
As informações são do Sistema Faemg.