Para premiar os melhores cafés produzidos no Espírito Santo e de Minas Gerais, tanto arábica, quanto conilon, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) criou o Concurso de Microlotes de Cafés Especiais Single Origin. Cada produtor pôde inscrever uma saca de café e os melhores cafés serão comercializados por até 1,8 mil reais a saca de 60kg. A premiação chamou a atenção dos cafeicultores e o Concurso recebeu 174 amostras.
O Prêmio tem por objetivo identificar, incentivar e premiar os melhores cafés das espécies Coffea Arabica e Coffea Canephora, também chamados de cafés arábica e conilon, produzidos por associados da Coopeavi. A cooperativa acredita que essa é uma forma mais eficaz de conquistar novos mercados e atender à crescente demanda por produto com qualidade superior.
Após as análises de conformidade do regulamento e análises sensoriais, 54 cafeicultores continuam na disputa. Os municípios com mais amostras finalistas foram Afonso Claudio (23), Itarana (12), Santa Maria de Jetibá (07), Castelo (05), Venda Nova do Imigrante (03), Itaguaçu (02), Alto Rio Novo (01), Marechal Floriano (01) e Santa Rita do Ituêto-MG (01).
Os vencedores serão conhecidos no dia 19 de agosto, às 18 horas, durante a 5ª Semana Tecnológica do Agronegócio, em Santa Teresa (ES), no Parque de Exposições.
Confira, abaixo, a lista de classificados em ordem alfabética: