Produtores de café arábica e canéfora (robusta/conilon) já podem responder a Pesquisa Cafeeira referente ao ciclo 2022/2023. Realizada através da parceria entre o CaféPoint e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o objetivo do estudo é entender e analisar os desafios e resultados no campo.
Realizado desde 2013, o questionário digital é destinado a cafeicultores de qualquer região do Brasil e conta com perguntas sobre colheita, irrigação, processos de pós-colheita, eventos climáticos, mão de obra, venda futura, seguro rural e volume de safra.
Segundo a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, comparando os dados obtidos com as informações de anos anteriores, é possível analisar a evolução da adoção de tecnologias e de ferramentas de gestão na cafeicultura, além de traçar linhas de ação a serem seguidas pela Comissão Nacional do Café em prol dos cafeicultores, atendendo diferentes regiões produtoras do País.
A Pesquisa Cafeeira ficará disponível on-line até o dia 16 de dezembro. Os produtores que participarem da Semana Internacional do Café, de 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte (MG), também poderão responder o questionário no estande da Faemg. Os resultados serão divulgados em janeiro de 2023.
Para acessar a Pesquisa Cafeeira 2022/2023, clique aqui.