ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtividade média estimada dos Cafés do Brasil é de 29 sacas por hectare

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/01/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Análise realizada pela Embrapa, com base no 1° Levantamento da Safra de Café de 2023 - da Conab, aponta que a produtividade média da safra desse ano, incluindo arábica e canéfora, corresponderá a aproximadamente 28,9 sacas por hectare. 

Os estudos estimaram que a safra brasileira total será de 54,94 milhões de sacas de 60kg, a qual está em fase de produção numa área de 1,9 milhão de hectares. A área ocupada pela cafeicultura brasileira, com as duas espécies de café, totaliza 2,26 milhões de hectares, sendo 1,9 milhão de hectares, empregados na produção deste ano-cafeeiro, os quais equivalem a 84% do total. E, adicionalmente, 355,5 mil hectares em formação, que correspondem em torno de 16% da área total de cultivo. Isso quer dizer que a área em produção teve um acréscimo de 0,8%, e, em contraponto, que a área em formação decresceu 11%, caso sejam comparados com o ano-cafeeiro 2022.

Em relação ao arábica, este primeiro estudo realizado em janeiro de 2023, indica que a produção total corresponderá a aproximadamente 68% da safra prevista, haja vista que a estimativa indica um volume físico a ser colhido equivalente a 37,43 milhões de sacas de 60kg. Assim, caso confirmado, esse número registrará um aumento de 14,4%, caso comparado com a safra anterior de 2022. 

Já o canéfora aponta uma produção de 17,51 milhões de sacas, as quais equivalerão a 32% do total a ser colhido, e, ainda, que, no caso, haverá redução de 3,8% na comparação com a safra passada.

Assim, conforme também realça a Conab neste seu Primeiro Levantamento, esta estimativa inicial da safra do ano-cafeeiro 2023, a despeito de ter sido elaborada num contexto esperado de bienalidade baixa, sinaliza uma produção superior à colhida em 2022, a qual foi de 50,9 milhões de sacas de 60kg, quebrando dessa forma esse ciclo previsto da série, desde a safra 2001, primeiro ano em que a Conab passou a acompanhar oficialmente a safra cafeeira do País.

Como os Cafés do Brasil são produzidos nas cinco regiões geográficas do País, caso seja feito um ranking nesse sentido, para o ano-cafeeiro 2023, em ordem decrescente, constata-se que a Região Sudeste, que tem sua produção estimada em 47 milhões de sacas de 60kg, se destaca de forma absoluta em primeiro lugar, pois sua produção corresponderá a 85,6% da safra nacional. Na segunda posição, vem a Região Nordeste com a safra prevista de 3,62 milhões de sacas, que equivalerá a 6,6% da produção brasileira de café.

Na sequência, como terceira colocada, figura a Região Norte, com estimativa de produção de 2,94 milhões de sacas (5,3%), seguida pela Região Sul (733 mil sacas – 1,3%), e, por último, em quinto lugar, a Região Centro-Oeste, cuja produção foi calculada em 465,8 mil sacas de 60kg, número que equivale a menos de 1% da safra dos Cafés do Brasil prevista para ser colhida em 2023.

Para mais informações sobre a estimativa da Safra de Café 2023, clique aqui

As informações são da Embrapa Café 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures