ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção mundial de café conilon cresce 418% em 55 anos, aponta CNA

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/01/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O café conilon (canephora) vem ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial do grão. Nos últimos 55 anos, a produção global da variedade cresceu 418,3%, saltando de 12,6 milhões em 1960 para 65,3 milhões de sacas de 60 quilos na safra 2014/2015. Sua participação na oferta internacional no mesmo período passou de 19,3% para 44,6%, impulsionada pela ascensão do Vietnã à liderança mundial na colheita deste tipo de café.

A análise está no Boletim Ativos do Café, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/Ufla).

De acordo com a edição deste janeiro do Boletim, dois fatores ajudam a explicar a expansão do café conilon. O primeiro fator está relacionado com a melhoria da qualidade da bebida, em função do aperfeiçoamento dos métodos de processamento dos grãos. Com isso, aumentou-se gradativamente a quantidade de conilon nos blends produzidos pelas indústrias nacional e mundial de café. O segundo fator se refere a maior resistência das plantas canephora às interferências climáticas nas lavouras, além de alcançarem altos índices de produtividade e menores custos de produção, quando comparados à espécie arábica.

O boom do café conilon, aponta a CNA, ocorreu a partir da safra 1996/1997, quando o Vietnã assumiu o primeiro lugar na produção mundial desta espécie. O país asiático é o maior fornecedor mundial de conilon e o segundo maior produtor internacional de café, atrás apenas do Brasil, que lidera a oferta global do grão no mundo.

O estudo utilizou dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) compilados pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café (Icafebr), entidade ligada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que desenvolve projetos e estudos sobre cafeicultura. Acesse a análise na íntegra pode ser acessada, aqui

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures