ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção de conilon aumenta na safra 2018/2019

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/10/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

O 3° Levantamento da Safra de Café de 2018 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a produtividade do café arábica nesta safra 2018/2019 atingirá 30,74 sacas por hectare e o café conilon, 38,01 sacas por hectare, número que representa novo recorde histórico das lavouras de café do nosso País.

Do volume previsto para a safra, a produção de arábica corresponderá a 76,7%, ou seja, 45,94 milhões de sacas e a de conilon a 13,96 milhões de sacas (23,3%).

A Conab atribui o crescimento da produtividade ao ciclo de alta bienalidade (sobretudo em lavouras da espécie arábica), às condições climáticas favoráveis e à utilização de tecnologias, tais como de irrigação, adubação e poda, inclusive pela renovação de parte do parque cafeeiro com cultivares (variedades) mais produtivas. Nesse sentido, vale destacar o esforço do cafeicultor para atualizar seu sistema de cultivo e a contribuição da pesquisa cafeeira, que disponibiliza tecnologias para a cafeicultura.

O levantamento permite verificar a recuperação da produção do café conilon, que teve reduções nas safras dos anos de 2015, 2016 e 2017, atribuídas principalmente a adversidades climáticas no Espírito Santo, maior estado produtor de café conilon. A estimativa do volume de produção de conilon no Brasil em 2018 (13,96 milhões de sacas) ultrapassou o volume produzido em 2014, o qual foi 13,04 milhões de sacas.

Além disso, ainda com relação ao desempenho do café conilon, vale ressaltar que em 2014 a área de produção de café conilon era de 441,28 mil hectares e a produtividade, 29,54 sacas por hectare. Neste ano de 2018, a área em produção de café conilon é de 367,49 mil hectares, com produtividade de 38 sacas por hectare. Portanto, com base nesses dados, conclui-se que houve redução de 16,72% da área de café conilon com aumento de 28,63% de produtividade dessa espécie de café. O aumento ocorreu principalmente em Rondônia, Bahia e Espírito Santo, que incrementaram a produtividade em 80%, 79% e 8%, respectivamente, nesse período de análise.

Para conferir o levantamento na íntegra, clique aqui.

As informações são da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures