Uma reportagem exibida no Canal Rural aponta que as condições climáticas desfavoráveis nas áreas produtoras de café no Brasil contribuíram para a perda de qualidade nesta safra. Assim, a produção do grão especial caiu 30% na comparação com os últimos cinco anos.
De acordo com a diretora-executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia Nogueira, o preço do grão é impactado e as mudanças climáticas também preocupam produtores.
“Onde nós já colhemos, estamos com uma estimativa de mais ou menos 30% de perdas em relação ao café especial. Nas regiões da Mogiana e Cerrado Mineiro, alguns produtores alegam que não vão conseguir colher nem mesmo 50% da produção”, afirma.
Segundo ela, com a queda de oferta, o produto passa a ser mais valorizado, porém ainda aquém do esperado. Em relação ao café especial, Vanusia acredita que de 300 mil produtores, pelo menos 20% deles é voltado ao café especial. “Principalmente pequenos produtores, cafeiculturas de montanha. O pessoal investe na qualidade, e mesmo com os problemas climáticos que estamos enfrentando, eles vão conseguir um valor melhor do que se fosse um café rio, riado”, finaliza.
A entrevista foi concedida ao Canal Rural.