O Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) realizará sua terceira reunião na próxima terça-feira (27), através de plataforma on-line. Entre outros assuntos a serem tratados, consta a solicitação do setor produtivo, representado pela Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Conselho Nacional do Café (CNC), para que sejam implantadas medidas de apoio à cafeicultura frente à severa estiagem que atingiu as principais regiões produtoras.
O intuito das entidades que representam os produtores de café no Brasil é otimizar a liberação e a aplicação dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) destinados à linha de crédito para financiamento da Recuperação de Cafezais Danificados.
Impactos
Levando em consideração os impactos que essa recente estiagem poderá causar nos cafezais e, ainda, as limitações impostas pelo cenário de pandemia da Covid-19, o CNC e a CNA solicitarão à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que adie o primeiro levantamento da safra 2021 de café no Brasil.
A intenção, segundo as entidades, é aguardar o fechamento deste ano e monitorar qual será o comportamento do clima no cinturão cafeeiro nesse último trimestre, o que possibilitará que, no próximo mês de janeiro, a estatal faça uma apuração com base em um cenário mais realista dos cafezais, já considerando o verdadeiro impacto que a recente estiagem possa ter ocasionado.
As informações são do CNC.