O Rabobank divulgou os principais pontos do mês de janeiro (até a data da publicação) em relação à produção cafeeira, como por exemplo: o Brasil exportou 39,4 milhões de sacas em 2022, queda de 3,1% em relação ao ano anterior. Enquanto as exportações de arábica verde aumentaram 3,9%, os embarques de canéfora verde caíram 60%.
Os altos preços de matérias-primas e a baixa disponibilidade de arábica fez com que muitos torrefadores locais aumentassem o uso de canéfora em blends no último ano. Apesar do desempenho positivo dos principais importadores de café, as exportações para Ásia, África e países árabes caíram 10,3%, 66% e 48,1%, respectivamente.
Em janeiro de 2023, a relação de troca spot atingiu 2,95 sacas/ton. Apesar da queda nos preços do café, os preços dos fertilizantes (principalmente ureia e potássio) continuam a diminuir. Vale destacar que a média do índice foi de 3,31 sacas/tonelada em 2022.
Em dezembro de 2022, os preços médios do café arábica estavam em R$ 1.012/saca (60kg), 30% abaixo do ano anterior. Em janeiro de 2023, os preços caíram para uma média de R$ 991/saca, queda de 33% em relação ao ano anterior.
A precipitação em dezembro foi acima da média em todas as regiões de arábica analisadas, exceto uma (Guaxupé/MG). No entanto, o acumulado de chuvas da safra 2023/2024 segue favorável ao desenvolvimento da cultura. Em janeiro, o clima deve se manter propício para a fase de enchimento dos frutos.
Após duas safras frustrantes, espera-se uma recuperação para a safra brasileira de 2023/24. No entanto,permanecem as incertezas quanto ao tamanho dessa recuperação. Apesar da excelente florada e boa chuva, problemas na frutificação têm sido relatados em algumas regiões de arábica, especialmente na Zona da Mata. Além disso, chuvas de granizo atingiram algumas lavouras de café no sul e leste de Minas Gerais em outubro e novembro.
O Rabobank e´ um banco de atuação global especializado em soluções financeiras para o agronegócio e tem profundo conhecimento em toda a cadeia de alimentos - do campo a' mesa do consumidor. Por meio de sua área exclusiva de pesquisas, o Raboresearch, o banco desenvolve conteúdo sobre tendências e previsões sobre o agronegócio no Brasil e no mundo.
Com sede na Holanda, o Rabobank tem mais de 9 milhões de clientes e está presente em mais de 30 países. A instituição atua no Brasil há mais de 30 anos e conta com 17 agências no interior do país, com uma gama de serviços financeiros que inclui consultoria a empréstimos, gestão de riscos e investimentos para produtores rurais e grandes empresas agroindustriais.