No primeiro Leilão de Coleção Privada (PCA) da Alliance for Coffee Excellence (ACE), o preço mais alto foi para o vencedor de Taiwan, Ting-Yeh Hsu, da Fazenda de Café Zhuo Wu Mountain.
O lote de café foi vendido por US$ 500,50 por libra e adquirido por um coletivo de importadores, torrefadores e cafés taiwaneses, incluindo Simple Kaffa, Kakalove Cafe, Pebble Coffee, HWC e Urban Coffee Roaster em Hong Kong.
O preço médio foi de US$ 94,50 por libra para os nove lotes de café restantes, distribuídos entre 20 empresas e vários países, incluindo Estados Unidos, França, Japão, Canadá, Arábia Saudita e Taiwan.
De acordo com a ACE, isso representa uma forte demanda por cafés especiais de Taiwan. “Quero agradecer aos organizadores o cuidado que dedicaram a este evento. Este primeiro leilão internacional para agricultores taiwaneses foi revelador e empolgante, permitindo-nos a oportunidade de trazer nossos cafés para o mundo. Espero que este evento continue no futuro e quero agradecer a todos os licitantes que licitaram nos cafés. Eu sei que os cafés taiwaneses só podem ficar melhores com o seu apoio contínuo”, disse Ting-Yeh Hsu.
Para a ACE, Taiwan, com suas altas montanhas e microclimas diversos, é um dos únicos lugares no mundo onde se pode encontrar uma integração vertical completa da semente à xícara com muitos cafés encontrados nas fazendas.
“Taiwan não é apenas uma origem de café, é também a ilha com os melhores cafés do mundo. Ser capaz de garantir o lote vencedor do primeiro leilão para o bem dos consumidores de café que têm apoiado a indústria local ao longo dos anos é de extrema importância para nós”, disse Berg Wu, que falou em nome do grupo comprador do leilão. Berg é o co-fundador da Simple Kaffa e também foi o Campeão Mundial de Barista de 2016.
“É a primeira vez que meu café é colocado em leilão internacional. Foi estranho e emocionante ao mesmo tempo, e ainda mais quando vi os números aumentarem durante o leilão on-line ao vivo”, disse Ho-Te Chen, da Amber Coffee Estate, que ficou em segundo lugar no 2021 Taiwan CoE.
A ACE diz que este leilão homenageia o trabalho árduo desses cafeicultores taiwaneses locais, com sua parceria com o Laboratório de café de Taiwan apoiando a missão geral da ACE de reconhecer e recompensar produtores de café excepcionais, aumentando o acesso dos cafeicultores aos mercados premium.
“Compramos este conjunto de amostra com a mente aberta, mas esperávamos que fosse mais um exercício exploratório. Ficamos maravilhados com várias das amostras e rapidamente decidimos que queríamos compartilhar esses cafés com nossos convidados”, disse Shaun Puklavetz, gerente de relacionamento e terceirização de café da Blue Bottle. Esses lotes serão a primeira vez que a empresa oferecerá café taiwanês a seus clientes.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin