A Organização Internacional do Café (OIC) divulgou, em relatório, a estimativa de produção de café no mundo no ano-safra 2018-2019: 158,78 milhões de sacas de 60kg. Se isso acontecer, será um recorde mundial: o maior índice da commodity desde os anos 1990 aconteceu no ano anterior, com 157,7 milhões de sacas. O consumo mundial está estimado em 157,59 milhões de sacas.
O ano-safra teve um volume de produção 0,7% superior ao ano anterior. No mesmo período, o consumo do café no mundo aumentou em 1,6%. Entre continentes, a Europa se destaca como a maior fonte de demanda: foram 52,02 milhões de sacas compradas somente neste ano. O crescimento percentual de consumo, no entanto, teve resultados surpreendentes nas regiões da Ásia e da Oceania, com um forte aumento de 3,1% na demanda.
O café arábica segue sendo o tipo mais consumido, tomando conta de 61,3% da safra mundial. O robusta supre o restante da demanda, com 61,46 milhões de sacas produzidas.
Para o próximo ano, a previsão é de um significativo aumento de produção na Índia. A expectativa é que o volume de sacas produzidas pelo país aumente em 12,3%, tendo em vista a perspectiva de produção para o ano atual de 5,84 milhões de sacas. Outros países foram destacados com a possibilidade de crescimento no próximo período: Etiópia, Uganda, Peru e México.