No dia 4 de abril, em Franca (SP), na Alta Mogiana, ocorreu a abertura do 13º Simpósio do Agronegócio Café (Simcafé), promovido pela Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec). Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), participou da abertura.
A relevância técnica e política do encontro foi ressaltada pelo presidente do CNC. “A importância do evento se revestiu pela presença do Governador do Estado de São Paulo, do Secretário de Agricultura Estadual, do prefeito de Franca e de inúmeras outras autoridades. Podemos entender a relevância da Cocapec no cenário cooperativista paulista e, por consequência, no brasileiro. Gostaríamos de parabenizar o presidente Carlos Yoshiyuki Sato, o vice-presidente Saulo de Carvalho Faleiros, o secretário José de Alencar Coelho Júnior e o superintendente comercial Ricardo Lima, além dos colaboradores e todos os cooperados que fizeram esse momento acontecer de forma tão extraordinária”, destaca Silas Brasileiro.
O evento reuniu o Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturo, o deputado federal Arnaldo Jardim, o deputado estadual Itamar Borges (ex-Secretário de Agricultura de São Paulo), o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, o presidente do Conselho de Administração da Credicocapec e Maurício Miarelli (que é também coordenador do CNC). Representando a Cocapec estavam os diretores: Carlos Yoshiyuki Sato, presidente, Saulo de Carvalho Faleiros, vice-presidente, José de Alencar Coelho Júnior, secretário, além de Ricardo Lima, superintendente comercial e coordenador do Comitê de Estatística do CNC.
A programação do simpósio contou com palestra mercadológica sobre perspectivas e tendência de mercado, e palestra técnica sobre adversidades climáticas e seus impactos na cafeicultura, além de workshops sobre inovações no setor e produtividade dos solos.
O evento também dispôs de mais de 90 estandes de diversos expositores, entre eles empresas de insumos agrícolas, máquinas e implementos, saúde animal, concessionários de veículos e instituições financeiras.
O volume de negociações nos três dias de simpósio superou os anos anteriores, com a aquisição de equipamentos e maquinários pelos cooperados, que puderam conhecer as novidades das empresas para a cafeicultura no espaço de máquinas e de negócios.
A Cocapec garantiu uma experiência completa aos visitantes, com uma estrutura excelente e com grande preocupação com os protocolos sanitários para garantir um retorno seguro ao encontro presencial.
Silas Brasileiro destacou a importância do Simpósio para o setor: “O Simcafé é muito importante para que os produtores e cooperados possam trocar conhecimentos. O evento tradicional da Alta Mogiana é fundamental para que os convidados estejam em contato com produtos modernos e oportunidades inovadoras”.
As informações e fotos são da Ascom Cocacpec.