ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Presidente do CNC participa de reuniões sobre os baixos preços do café no Quênia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/03/2019

2 MIN DE LEITURA

1
0

Nesta semana aconteceu a 124ª Sessão do Conselho Internacional, em Nairóbi, no Quênia. A pauta central das discussões foi a crise dos baixos preços que permeiam a cafeicultura mundial.

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, afirmou que o despertar da consciência das delegações dos países produtores sobre a fundamental importância do aumento do consumo doméstico para que seja alcançado o equilíbrio entre oferta e demanda, única forma de garantir preços remuneradores aos cafeicultores, foi um grande avanço entre os profissionais.

“Há anos, defendemos a implantação deste projeto no âmbito da OIC (Organização Internacional do Café) e, finalmente, constatamos sucesso em nosso pleito, com muitos países produtores adotando o Brasil como referência para seus projetos de ampliação do consumo doméstico de café”, destaca.

Nesse sentido, o foco da reunião do Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Mercado foi a apresentação das lições e recomendações do Guia Detalhado da Organização para Promoção do Consumo de Café nos Países Produtores e discussões visando ao seu aprimoramento.

A implantação da Resolução 465, que trata dos baixos preços do café, foi outro destaque nas reuniões, e o diretor executivo da OIC, José Sette, apresentou os avanços alcançados até o momento.

“Destaca-se a ampla mobilização realizada nos últimos meses junto a universidades e centros de pesquisas, outros organismos internacionais (Nações Unidas, FAO, União Europeia) e torrefadores, que se mostrou positiva para o estabelecimento de parcerias visando ao desenvolvimento de estudos, melhoria das estatísticas e da transparência ao longo da cadeia café, além da captação de recursos para apoiar os pequenos cafeicultores ao redor do planeta”, comenta Brasileiro.

O presidente do CNC aponta que a indústria torrefadora internacional sinalizou que reconhece a OIC como o fórum legítimo para o estabelecimento do diálogo e busca de soluções para as dificuldades enfrentadas pelas regiões produtoras de café.

“Como consequência dessa aproximação realizada pelo diretor José Sette, será realizado, em setembro, o Fórum de CEOs, evento que dará andamento às parcerias com o setor privado visando à sustentabilidade econômica da cafeicultura mundial”, conclui.

Sobre a Bolsa de Nova York, os economistas da OIC elaboraram o estudo “O papel dos traders não comerciais nos mercados futuros”, o qual não encontrou relação consistente entre a especulação financeira e a recente retração dos preços do café, permitindo concluir a existência de outros fatores determinantes, entre eles, o desequilíbrio da oferta e a demanda.

"A análise aponta que o efeito da atividade especulativa é de curta duração e em dois sentidos: pode ser positivo ou negativo para produtores e indústria, à medida que os preços subam ou desçam”, explica o presidente do CNC.

A delegação da Colômbia esclareceu, também, que não existe o intuito de abandonar o Contrato “C”, mas, sim, fomentar a discussão sobre formas alternativas de preços do café, devido à grande insatisfação com o nível de preços, que inviabiliza a cafeicultura local.

As informações são do Conselho Nacional do Café (CNC).

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GUILHERME ALVES MEIRA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/04/2019

Afirmar que uma posição vendida a descoberto de mais de 20 milhões de sacas não infueciou a derrocada das cotações chega a ser ofensivo a inteligência alheia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures