Na última sexta-feira (26) aconteceu o 1º Encontro dos Cafeicultores de Campo do Meio e Região. O presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), Archimedes Coli Neto, esteve presente na ocasião para debater sobre os efeitos dos preços baixos do café que não cobrem os altos custos da produção.
Foto: Luiz Valeriano
O evento contou com a participação de cafeicultores, especialistas, políticos ligados à cafeicultura, comerciantes, sindicatos e pessoas vinculadas direta ou indiretamente ao café. Além do presidente do CCCMG, participaram o deputado federal Emidinho Madeira (PSB-MG), o deputado estadual Cássio Soares (PSD-MG), o presidente da Coopercam José Márcio Rocha, o coordenador do Conselho Nacional do Café (CNC), Maurício Miarelli, além de representantes de cooperativas de café do Sul de Minas.
Assuntos como a falta de uma política pública no País, de acordo com as exigências do mercado e que favoreça um preço mínimo justo pelo produto final, também foram debatidos. A pauta do encontro foi documentada e será entregue ao Ministério da Agricultura, em Brasília.
Foto: Luiz Valeriano
O deputado federal Emidinho Madeira fez um convite a todos os presentes para a participação de um debate promovido pela Frente Parlamentar do Café, no dia 7 de maio, das 9h às 16h, no Auditório Freitas Nobre, anexo IV, subsolo da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na oportunidade será elaborado um documento com reivindicações do setor que será entregue ao Governo Federal.
As informações são do CCCMG.