Algumas regiões produtoras de café passaram por uma onda de frio nos últimos dias, incluindo os locais de atuação da Minasul. Segundo o presidente da cooperativa, José Marcos Magalhães, as baixas temperaturas não causaram danos às lavouras de seus cooperados, mas pode resultar em uma colheita menor para 2021.
Baixas temperaturas foram registradas em áreas em torno das cidades de Varginha, local de sede da Minasul, além de Guaxupé, São Sebastião, Uberaba e outros municípios de Minas Gerais e São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo José Marcos, os cafeicultores ainda estão preocupados com a possibilidade de mais frio em junho, mas outra questão é o impacto das baixas temperaturas sobre a produção em 2021. “O frio coloca a planta em um sono profundo, por assim dizer. Demora um pouco para voltar. Então isso pode reduzir a safra no próximo ano. Porém, o que vimos até agora não deve ter muito efeito”, disse.
Outro problema que os mais de 8 mil cooperados da Minasul e outros produtores da região estão enfrentando é o impacto das fortes chuvas da semana passada em algumas áreas. As chuvas aceleraram o desenvolvimento das cerejas do café, encurtando a janela ideal de colheita. Para José Marcos, o café colhido fora do período ideal pode ter problemas de qualidade. “Teremos pouco tempo para colher durante a janela ideal, porque a maturação é bastante uniforme”, finalizou.
As informações são do Estadão.