Até amanhã (11), em Vitória (ES), acontece o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que tem como tema central Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil. Essa edição do evento tem o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) como anfitrião.
Na manhã desta quarta-feira (9), representando a Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés), o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, participou de uma mesa-redonda com o tema O papel das cooperativas na inovação e sustentabilidade da cafeicultura.
Também integraram a mesa o deputado federal e presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro; o presidente da Minasul, José Marcos Magalhaes; e o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues De Melo.
Em sua fala, Bastianello fez um panorama da evolução do café canéfora no Espírito Santo e ressaltou a importância da atividade para a economia capixaba. “O canéfora está enraizado em nossa cultura. Os produtores capixabas já superaram muitos desafios, como a seca, e agora é o momento de investir na evolução da qualidade, o que se torna um grande diferencial”, disse.
O presidente da Cooabriel ainda apresentou ao público presente a Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés), inaugurada em julho deste ano, e que reúne quatro cooperativas: Cooabriel, Coopeavi, Coopbac e Cafesul.
Além da promoção dos cafés do estado, a Fecafés atua na gestão, no controle e na defesa das Indicações Geográficas (IGs), já em andamento em três territórios: Caparaó, Montanhas do Espírito Santo e Conilon Capixaba (Norte). “Juntas, essas cooperativas possuem 21 mil associados e milhares de famílias são beneficiadas. Esse é um exemplo da força do cooperativismo. Seu papel é nobre e traz muitos resultados”, finalizou.
Ainda durante o Simpósio, houve a degustação de cafés do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Rondônia. A Cooabriel montou um estande e oferece degustação do Café Guardião para os participantes.
O Simpósio Pesquisa Café tem como objetivo principal apresentar os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, bem como promover o diálogo entre a comunidade científica e os diversos setores da cadeia produtiva do café, com vistas a garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto, sinalizar novos cenários e tendências de consumo e garantir a sustentabilidade e a inovação permanente do setor cafeeiro.