Durante a 8ª edição do Coffee Dinner & Coffee Summit, organizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), ocorreram premiações para entidades e lideranças que contribuíram para o fortalecimento e desenvolvimento do café brasileiro.
Flavia Barbosa Paulino da Costa, diretora da Exportadora de Café Guaxupé, recebeu o prêmio Mulher na Exportação. Ela representa a terceira geração da família que segue o legado do seu avô, Sr. Olavo Barbosa, que em 1979 fez o primeiro embarque de café para o Canadá. Desde então, a empresa nunca parou de crescer. A Guaxupé é uma das 10 maiores exportadoras de Café do Brasil. Hoje são exportados, em média, um milhão de sacas de café anuais para clientes em 27 países de todos os continentes.
“Esse prêmio é para todos nós da Exportadora Guaxupé, para nossos clientes e colaboradores, que com garra, sensibilidade e boas práticas de sustentabilidade, contribuem para elevar a qualidade do café que é exportado para todo o mundo”, afirmou Flavia.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), em 2013, as mulheres ocupavam postos de comando em apenas 10% das propriedades rurais do País. Em 2017, o número saltou para 31%. Elas administram fazendas, compram insumos e fazem negócios. É um número muito representativo, com forte contribuição da mulher para o agronegócio.
As informações são da Ascom Exportadora de Café Guaxupé.