A prefeitura de Caconde (SP) definiu regras que estabelecem medidas de segurança contra a Covid-19 para a contratação de trabalhadores rurais vindos de outras cidades, por conta da aproximação da colheita.
O município tem uma grande produção de café e recebe muita gente de fora para trabalhar nas lavouras nessa época. “Entre 60% e 70% da economia local neste período é gerada pela colheita do café. Então, nós iremos passar todos os protocolos de saúde em relação ao transporte, alimentação, uso de máscara, álcool em gel”, afirmou o prefeito João Filipe Muniz Basilli (PSDB).
A adoção de medidas tem o objetivo de diminuir a propagação do coronavírus no município. Dentre essas obrigações para contratação, está a autorização prévia da Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
Os empregadores também deverão realizar o cadastro dos trabalhadores na Diretoria de Saúde e nas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, indicando nome completo, documentos pessoais, local de origem e de destino (local de trabalho) na cidade.
Além disso, as fazendas devem fornecer produtos de higienização (álcool em gel, água, sabão), orientar os trabalhadores sobre os sintomas da Covid-19 e sobre o uso correto das máscaras e higienizar os ambientes de transporte coletivo.
“Vamos ministrar palestras, treinamentos sobre a forma que os trabalhadores devem se prevenir, sempre prezando pela saúde do próximo”, afirmou o prefeito. Confira a entrevista completa com o prefeito de Caconde aqui.
As informações são da EPTV e G1 São Carlos e Araraquara.