ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preços do café robusta devem registrar aumento anual de 28%

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/08/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Pesquisa da Reuters com traders e analistas aponta que os preços do café canéfora, principalmente da variedade robusta, devem terminar o ano abaixo dos níveis atuais, mas ainda podem registrar um aumento anual de 28%.

O objetivo era que os preços atingissem 2.300 dólares por tonelada métrica no final de 2023, uma queda de 5% em relação ao fechamento da última terça-feira (15), mas 28% acima dos níveis do final do ano passado, de acordo com a previsão mediana da pesquisa.

As condições de seca ligadas ao fenômeno climático El Niño levantaram preocupações sobre a produção de café robusta na Ásia, com as safras da Indonésia particularmente vulneráveis, sustentando os preços.

"No Vietnã (maior produtor de robusta) há irrigação generalizada. No entanto, o café indonésio não é irrigado e, portanto, pode ser mais suscetível ao clima seco", explicou o analista do Rabobank, Carlos Mera.

O Vietnã deve produzir 29,6 milhões de sacas de café de 60 kg na safra 2023/2024, conforme mostrou a previsão mediana da pesquisa, ligeiramente abaixo da temporada anterior. O Departamento de Agricultura dos EUA estimou a safra 2022/2023 do Vietnã em 29,75 milhões de sacas.

Já os preços do café arábica devem terminar o ano a 1,53 dólar por libra, 1% acima do fechamento de terça-feira, mas 8% abaixo dos níveis no final de 2022.

Os participantes da pesquisa disseram que a combinação de um aumento esperado na produção brasileira, na temporada 2024/2025, e a fraca demanda global, podem exercer ainda mais pressão sobre os preços do arábica.

A próxima safra de café do Brasil deve subir para 69,8 milhões de sacas, de acordo com a previsão mediana, com vários participantes prevendo mais de 70 milhões de sacas. A safra recorde no Brasil foi de 69,9 milhões de sacas em 2020/2021, mostram dados do USDA.

"A florada do arábica no Brasil será o fundamento mais importante em breve. Como sabemos, a florada é uma etapa crucial e definirá o potencial para 2024, que deve ser maior", disse um participante da pesquisa.

Espera-se um pequeno superávit global de 1 milhão de sacas em 2023/2024, em comparação com um déficit global de 3,7 milhões de sacas em 2022/2023, mostrou a pesquisa.

As informações são da Reuters.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures