De acordo com a Federação Nacional dos Cafeicultores, hoje, o preço de compra da carga de café na Colômbia é de 690.000 pesos (US$ 245). Este número não era registrado desde janeiro de 2010, o que significa sete anos de queda no preço pago aos cafeicultores colombianos.
No mercado internacional, o café colombiano fechou a US$ 1,15 por libra na Bolsa de Nova York. Os cafeicultores pediram ao Banco da República uma intervenção temporária no mercado de câmbio para conter a valorização do peso em relação ao dólar, uma das principais causas da queda dos preços domésticos e da crise no setor.
A valorização do peso chegou a 8,66%. "A valorização sustentada do peso em relação ao dólar pode ser temporariamente alterada pelas intervenções do Banco da República no mercado de câmbio, sem alterar as metas de inflação", afirmou o gerente da Federação Nacional dos Cafeicultores, Roberto Vélez.
Outros líderes do setor cafeeiro propuseram a reativação do chamado programa PIC (Proteção de Renda do Café), que no passado subsidiou o preço de compra quando caiu para um nível mínimo. No entanto, o governo manifestou a sua total recusa em reativar este mecanismo de assistência.
As informações são do El Tiempo / Tradução Juliana Santin