Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que as cotações domésticas do café arábica vêm registrando fortes quedas no mês de setembro. No acumulado parcial do mês (de 31 de agosto a 22 de setembro), o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto na capital paulista, recuou 76,68 Reais/saca de 60 kg (ou -12,56%), fechando a R$ 533,89/saca de 60 kg nessa terça-feira (22).
A pressão veio da menor presença de compradores e, especialmente, da forte baixa dos futuros da variedade. No campo, chuvas foram observadas no início desta semana em algumas das regiões cafeeiras de São Paulo, Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Espírito Santo. O volume ainda não foi significativo, mas agentes estão à espera que ocorram as previsões indicando novas precipitações nos próximos dias.
Vale lembrar que o retorno das chuvas é essencial para a recuperação dos cafezais, para a indução das floradas e para os grãos arábica. Por enquanto, a abertura das flores foi mais significativa somente na região de Garça (SP), onde um maior volume de chuvas foi registrado em agosto.
As informações são do Cepea.