ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Polêmica envolvendo a saída da Colômbia da Bolsa de NY é falsa

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2019

1 MIN DE LEITURA

3
0

A última semana foi tumultuada com a notícia de que a Colômbia poderia sair da Bolsa de Nova York por conta dos baixos preços. Conversamos com a assessoria da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), que afirmou que essa é uma notícia falsa.

Segundo a assessoria, na semana que vem haverá uma reunião no Quênia com a Organização Internacional do Café (OIC), em que todos os países produtores estarão presentes para debater sobre o que poderá ser feito em relação aos preços da Bolsa. Em julho haverá o Fórum Mundial de Produtores no Brasil, onde também poderão conversar sobre esta questão. 

Sobre os preços calculados do café, o FNC afirma que no caso do café colombiano o preço doméstico é calculado levando em conta o preço do contrato C da Bolsa de valores de Nova York, o preço pago pela moeda colombiana e a taxa de câmbio entre o peso e o dólar (sempre volátil). “Esses preços não refletem a realidade do café colombiano em particular. Nesse sentido, seria importante o acompanhamento dos outros países produtores. Apenas a Colômbia de maneira isolada seria uma ação difícil”, afirma o FNC.

O preço do café colombiano está sim diretamente ligado ao Wall Street. “Porém, por conta dessas quedas, cada vez mais nossos cafés são vendidos internamente ou exportados como valor especial ou agregado e, portanto, pagos a um preço melhor. A FNC exporta entre 25 e 30% de todo o café colombiano produzido. Desse percentual, 60% são cafés com valor agregado. As vendas diretas dos produtores aos compradores também são um bom canal alternativo à Bolsa de Valores para receber um preço melhor”, afirma o FNC.

A Federação acredita na união dos países produtores para participar de um esquema separado da lista da Bolsa de Nova York. A ideia é lutar para que os compradores de café paguem um preço justo, que permita aos produtores cobrir os custos médios de produção e obter um retorno.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCO ANTONIO JACOB

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/03/2019

Falso é a noticia do Café Point , pois a Colômbia afirmou que as cotações da Bolsa não refletem os custos dos produtores , que uma politica correta é os países produtores de café exportarem seus cafés desindexados das cotações da Bolsa. O Café Point tem que deixar de ser um veiculo de informação do interesse do CNC , pois po CNC não quer a valorização do café.
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 25/03/2019

Olá Marco Antônio! A matéria se refere a notícia falsa que saiu nos últimos dias na mídia, de que a Colômbia sairia da Bolsa de Nova York. Conforme dito no texto, conversamos com a Federação Nacional do Café da Colômbia, que informou que a saída ainda não foi acordada.
CLEITON MARQUES DA SILVA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/03/2019

APOIADO!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures