A Fairtrade’s Coffee Standard agora inclui a coffee&climate toolbox (c&c), uma plataforma on-line aberta que fornece aos cafeicultores recursos para enfrentar com eficácia as mudanças climáticas.
Este padrão incentiva o desenvolvimento e a adaptação de planos climáticos e a produção sustentável, garantindo o bem-estar dos produtores de café. Inclui a identificação de riscos climáticos e a criação de planos de adaptação ao clima, com base na introdução de práticas agrícolas sustentáveis.
“Os produtores precisam de acesso às informações e às ferramentas certas para aumentarem a resiliência climática. A criação de planos de adaptação ao clima é um passo crucial para ser capaz de lidar com os efeitos da mudança climática e permanecer ativamente envolvido nos mercados”, disse Juan Pablo Solis, Conselheiro Sênior de Clima e Meio Ambiente da Fairtrade International.
As famílias produtoras de café da Fairtrade são incentivadas a usar a caixa de ferramentas da c&c, que inclui mapas climáticos, estudos de caso e materiais de treinamento para aprender sobre a agricultura inteligente para o clima (CSA).
“Agradecemos a mudança da Fairtrade International para incluir a caixa de ferramentas da c&c no padrão do café. Não é apenas uma ótima plataforma para trocar conhecimento sobre práticas agrícolas inteligentes e inovadoras para o clima. As ferramentas são identificadas e testadas junto com fazendeiros, extensionistas e alguns dos maiores especialistas em clima do mundo”, disse Stefan Ruge, gerente do programa de café e clima da Hanns R. Neumann Stiftung.
A Fairtrade diz que a caixa de ferramentas fornece orientação aos agricultores e organizações de produção sobre planos individuais de adaptação ao clima: “Sua abordagem em cinco etapas é fácil de entender e implementar. Esperamos que as famílias de agricultores e as organizações de pequenos agricultores se inspirem na caixa de ferramentas ao preparar seus planos de adaptação ao clima”.
A c&c está focada na criação de parcerias públicas e privadas pré-competitivas que apoiem os produtores de café e suas comunidades na resposta à mudança climática. “A indústria do café precisa começar a refletir mais profundamente sobre a distribuição do valor justo para colocar a adaptação e mitigação do clima em sua vanguarda”, completa Giovanna Michelotto, gerente de projetos de padrões da Fairtrade International.
A c&c afirma que, desde sua fundação em 2010, desenvolveu e implementou respostas às mudanças climáticas em sete regiões do mundo, com mais de 92 mil cafeicultores atualmente apoiados pela iniciativa. Até 2024, a c&c pretende alcançar mais 80 mil famílias em sua terceira fase de implementação.
Mais informações: www.coffeeandclimate.org
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin