A Plataforma Global do Café (GCP) reuniu e compartilhou recursos informativos para produtores de seus países membros em todo o mundo que lutam para trabalhar com a pandemia de coronavírus.
Segundo a GCP, à medida que a covid-19 se espalha internacionalmente, medidas para retardar sua transmissão estão sendo tomadas em todo o mundo. No Brasil, a Embrapa forneceu aos produtores de café diretrizes para a prevenção de novos casos de coronavírus durante a colheita. Saiba mais aqui.
Já o Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural lançaram um livreto com medidas de higiene para o período da colheita. Confira aqui.
A Secretaria de Agricultura compartilhou detalhes da colheita especificamente para produtores em Rondônia, de café canéfora. Clique aqui para conferir.
O Sistema Faemg, de Minas Gerais, lançou um livreto com orientações para a prevenção da covid-19 em áreas rurais, em português. Clique aqui para ler mais informações.
Na Colômbia, o Ministério da Agricultura investirá COL $ 41 bilhões (US $ 10,5 milhões) em programas para garantir a comercialização de produtos agrícolas e a renda dos pequenos agricultores. O governo diz que a "colheita do café terá o trabalho necessário" e apresentou um pacote de recomendações para proteger a saúde dos trabalhadores agrícolas.
A Federação Colombiana de Produtores de Café (FNC) dispõe de novos incentivos financeiros e opções de crédito e protocolos aos produtores de café para evitar a disseminação da covid-19. Clique aqui.
Na Etiópia, Adis Abeba introduziu um esquema par-ímpar para restringir veículos particulares das estradas. O governo etíope lançou um plano de avaliação de impacto econômico e resposta à políticas da covid-19. Clique aqui para visualizar.
Em Honduras, a Organização Pan-Americana da Saúde diz que a covid-19 atingirá seu pico em 15 de junho. O Banco Centro-Americano de Integração Econômica e o Banco Central de Honduras assinaram um acordo para comprometer US$ 200 milhões para lidar com o coronavírus. Segundo La Prensa, as exportações de café especial hondurenho devem cair devido à pandemia.
Na Indonésia, o Ministério da Agricultura fornece informações sobre políticas em resposta ao coronavírus e para manter a segurança alimentar na Indonésia, disponível em indonésio e inglês. Confira aqui.
Mais informações: www.globalcoffeeplatform.org
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin