A gestão compartilhada da água é uma estratégia para organizar o uso da água. Essa gestão consiste num grupo de agricultores que solicita a outorga coletiva da água e decide a melhor forma de usá-la. Uma plataforma de manejo de irrigação e recursos hídricos em bacias hidrográficas está em desenvolvimento para auxiliar os agricultores em como utilizar a água.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues, a plataforma contribui para o melhor uso dos recursos hídricos em uma determinada bacia.
“A ferramenta vai dar uma opção, uma sugestão de como os agricultores podem utilizar a água de forma organizada. Essa ferramenta será disponibilizada para as associações de irrigantes, produtores, de tal forma que eles se organizem e tomem a decisão da melhor forma de usar a água dentro da estratégia de gestão compartilhada”, explicou Rodrigues.
O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Durante a execução do projeto será estimada a quantidade de água que está sendo utilizada em determinada bacia e, por meio desse monitoramento, o agricultor será informado da quantidade de água que ele está utilizando, quanto o vizinho dele está utilizando e o quanto de água tem no rio.
A ferramenta será constituída por um ambiente de planejamento (cenário futuro) e um ambiente de manejo (situação atual). Os ambientes serão constituídos por módulos. O módulo da demanda hídrica, por exemplo, reunirá ferramentas para informar sobre a demanda hídrica necessária em dado momento em determinado trecho do rio. O sistema calculará diariamente as necessidades hídricas das culturas localizadas em uma determinada região da bacia.
“Quando for o momento de um determinado usuário irrigar, o sistema enviará uma mensagem ao seu telefone celular informando quanto ele precisa irrigar, quantas pessoas necessitam irrigar juntamente com ele e se há água suficiente no rio para atender a todas as demandas. Caso não haja água suficiente no rio, o sistema irá apresentar algumas estratégias de irrigação que podem ser adotadas ou não pelos usuários”, disse o pesquisador.
A previsão é de que a plataforma esteja disponível para ser testada em uma área piloto no fim de 2019. Lineu Rodrigues foi um dos debatedores do painel sobre o “Uso eficiente da água na irrigação – compartilhamento de água e energia” no Fórum Mundial da Água, em Brasília.
*Com informações do Núcleo de Comunicação Organizacional Embrapa Cerrados